7 sinais de que você está namorando uma pessoa egoísta

29/09/2018 às 04:003 min de leitura

Você já aprendeu que stalkear o ex não é uma coisa muito saudável, certo? Bem... Igualmente insalubre é manter um relacionamento com uma pessoa egoísta, que não consegue olhar para qualquer direção que não seja a do próprio umbigo. “Mas é só não se relacionar com um egoísta, oras”, você pensa, com o coraçãozinho cheio de ilusão. Bem... A questão é que egoísmo não é um corte novo de cabelo, que você enxerga sem muito esforço.

O It’s Interesting reuniu alguns sinais, todos indicados por psicólogos, que podem indicar que uma pessoa é egoísta e que, no fundo, não se importa muito com você. Confira abaixo que sinais são esses e, se reconhecer todos eles em seu crush, pense bem se é realmente este tipo de relacionamento que você quer:

1 – O que mais importa para essa pessoa é a sua carreira, não a sua personalidade

Para a terapeuta Karyl McBride, quando o parceiro demonstra muito mais interesse na posição profissional do outro do que nas necessidades do outro em si, há algo com o que se preocupar na relação.

McBride explica que quando a pessoa demonstra interesse apenas pelo que gera status ou aparência, ela geralmente tem baixa empatia, o que faz com que o/a parceiro (a) se sinta invisível e sem importância, já que o outro lado não se importa em conhecer os verdadeiros sentimentos da pessoa com a qual está envolvida.

Imagem: Giphy.

2 – Você sente que a outra pessoa controla a sua vida

Pessoas egoístas têm geralmente características de personalidade narcisista, o que significa também que elas colocam altas expectativas nas pessoas com as quais convivem e se relacionam. Quando você não corresponde a essas expectativas, acaba sendo alvo de julgamentos e sofrendo manipulações.

Se a pessoa que você namora exige satisfação integral e quer saber sempre onde você está e o que está fazendo, mas não se preocupa em te dar essas informações, eis um grande alerta. Basicamente, o parceiro egoísta cria regras para a relação, mas elas são válidas apenas para a outra pessoa.

¬¬

3 – Seu parceiro diz mais “eu” do que “nós”

Relacionamentos demandam comprometimento mútuo, e isso significa que, a partir do momento em que a coisa fica séria, as pessoas envolvidas pensam muito naquilo que é do interesse do casal. Se você sente que a pessoa que namora você não valoriza suas opiniões, não pensa em seu bem-estar e toma decisões pensando apenas nela, e não no casal, eis um indício de que as coisas não vão muito bem.

Com o passar do tempo, esse desinteresse pela vida pessoal do outro pode provocar sentimentos de insatisfação, falta de conexão, deslealdade e, inclusive, levar ao fim do relacionamento.

"Parabéns em fazer deste deste momento tudo sobre você"

4 – Essa pessoa não se importa com o seu sucesso

Pessoas egoístas e com traços de personalidade narcisista gostam do sucesso do parceiro, mas, se esse sucesso se torna maior, aí elas se sentem desvalorizadas e são capazes de sabotar o ser amado. Um exemplo clássico é o do namorado narcisista que, incomodado com a possível promoção da namorada, faz de tudo para que ela fique desestabilizada emocionalmente no dia de uma reunião importante. Nesse caso, o alerta é apenas um só: caia fora.

Imagem: Giphy.

5 – Ele ou ela nunca pergunta como foi o seu dia

Pessoas comprometidas verdadeiramente têm o interesse real pela vida do parceiro e, quando rola aquele encontro ao final do dia, é mais do que comum que um queira saber como foi o dia do outro. Não adianta apenas perguntar “como foi seu dia?” se não houver real interesse em ouvir a resposta.

“É difícil sentir que você é realmente importante para alguém que sempre domina a conversa, como se você só estivesse ali para alimentar o ego dele”, diz a conselheira de relacionamentos Samantha Burns. Não ter esse tipo de conversa acaba afastando o casal, e a falta de interesse pela vida um do outro é algo que, definitivamente, pode acabar com a relação.

Este GIF está aqui só para lembrar deste episódio maravilhoso de Friends mesmo.

6 – Você sente que não tem voz

Uma pessoa egoísta é por definição aquela que só pensa no próprio bem-estar, então nem é de surpreender que ela acabe fazendo com que a outra pessoa do relacionamento nem tenha voz, não fale nada ou que, quando fale, sinta que é totalmente desinteressante devido à visível falta de interesse do outro.

Além disso, se durante uma discussão o seu ponto de vista é sempre diminuído ou desvalorizado, a coisa fica realmente complicada, afinal é típico de uma pessoa egoísta que ela não aceite pontos de vista que sejam diferentes dos seus próprios. “Sentir-se ouvido é uma parte vital de se sentir amado”, explica a psicóloga Debra Campbell, que trabalha com terapia de casal.

Se não sabe de onde veio este GIF, delicie-se com seu vídeo de origem: https://www.youtube.com/watch?v=XgvR3y5JCXg

7 – Você precisa implorar coisas a seu parceiro

Não que a pessoa que você está namorando deva atender a todos os seus pedidos, mas, quando você precisa implorar por alguma coisa e quando sente que seus desejos não importam para essa pessoa, eis um forte sinal de alerta.

Você simplesmente não deve implorar para que a outra pessoa aceite ir ao cinema com você ou, talvez, conhecer aquele restaurante diferente. Se ela não aceita nada do que você sugere, pule fora. Amor próprio deve vir em primeiro lugar. Sempre.

Até porque estamos em outro século, né.

***

Você já teve um relacionamento com uma pessoa extremamente egoísta? Como foi a experiência? Conte para a gente nos comentários!

*Publicado em 17/6/2016

Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: