9 formas de parecer mais inteligente do que você realmente é

17/06/2016 às 10:433 min de leitura

1 – Não fique com um copo de cerveja na mão

Como as pessoas geralmente fazem coisas estranhas quando estão bêbadas, o simples fato de estar com um copo de bebida em mãos já faz com que você pareça menos esperto, sabia? Se a ideia é bancar o inteligente do momento, deixe a bebida para mais tarde.

Beber faz as pessoas parecerem estúpidas? Imagina!

2 – Ande na mesma velocidade das pessoas ao seu redor

É cada coisa... Mas vamos lá: um estudo da Universidade de Boston revelou que a velocidade na qual as pessoas andam ao nosso redor é um fator que nos faz deduzir o nível de inteligência delas. Basicamente, se a criatura anda muito mais rápido ou muito mais devagar, tendemos a acreditar que ela é burra.

<3

3 – Use óculos de armação grossa

Usar óculos pode fazer com que as pessoas pensem em você como alguém menos atraente, mas muito mais inteligente – a questão aqui é: os óculos precisam ser de uma armação grossa, escura, marcante.

Belos óculos, aliás.

4 – Se tiver mais de dois nomes, use apenas as iniciais dos do meio

Ao que tudo indica, isso faz com que seu nome pareça ser o de algum intelectual. Usar apenas as iniciais dos nomes do meio é um truque que tem um efeito poderoso na forma como as pessoas são percebidas pelas outras, aumentando a noção que temos do status social das pessoas, inclusive.

Fulano D. Tal.

5 – Escreva de maneira simples

Tem gente que, na hora de fazer uma redação ou de mandar um email para um cliente, quer escrever bonito e usa palavras que caberiam bem em trocas de correspondências do século 19. Adivinha só? Não apenas isso não funciona como tem efeito contrário.

Bancar o Machado de Assis em 2016 não vai impressionar ninguém – com todo o respeito ao Machado de Assis, óbvio, afinal é de se tirar o chapéu para quem escreve “Dom Casmurro” e “O Alienista” em uma vida só  –, mas hoje em dia o negócio é ser simples, direto e o menos erudito possível, evitando sempre o uso de palavras longas demais. Quem diz é a Ciência.

Simplicidade, por favor.

6 – Use gráficos

Todo mundo ama gráficos, até mesmo quem não sabe fazer gráficos. A questão aqui é que eles são uma forma mais crível de apresentar novas ideias, por isso é sempre bom ter um gráfico na manga – quando uma coisa é apresentada de modo visual, ela automaticamente ganha mais credibilidade.

A galera pira num gráfico.

7 – Seja expressivo na hora de falar

Ninguém gosta de monotonia, muito menos quando ela se apresenta através do discurso de alguém. Aquela pessoa que fala no mesmo ritmo, sem mexer as mãos e com cara de paisagem, vai sempre parecer chata e, inclusive, menos inteligente. A dica é, então, alternar tanto a velocidade quanto o volume da fala e fazer pequenas pausas, de modo a parecer uma pessoa mais enérgica e, consequentemente, mais inteligente.

E não seja assim.

8 – Faça contato visual

Enquanto estiver falando com alguém, olhe nos olhos dessa pessoa. Essa simples atitude tem relação com o seu quociente de inteligência e, claro, faz com que a pessoa com quem você esteja falando o veja como alguém confiável, inteligente e persuasivo. Pensando bem, isso deve ser realmente verdade, afinal o oposto é extremamente bizarro – ou você se sente confortável quando conversa com alguém que não olha para a sua cara?

Oloco!

9 – Escolha bem o figurino

Não há dúvidas: por mais cruel e injusto que isso possa ser, especialmente considerando questões sociais, a verdade é que a forma como nos vestimos pode moldar a percepção que as outras pessoas têm a nosso respeito, inclusive em termos de inteligência e capacidade profissional.

Já é comprovado que roupas mais formais fazem com que professores pareçam mais bem capacitados; que mulheres que usam roupas mais “masculinas” em entrevistas de emprego se saem melhor; e que vendedores bem vestidos fazem mais vendas. A roupa que usamos tem poder tanto sobre a percepção alheia a nosso respeito quanto sobre a ideia que fazemos de nós mesmos. Elitista, mas verdadeiro.

Ah, esses dois <3

***

Para você, o que faz com que uma pessoa pareça inteligente?

Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: