9 coisas que deixam você menos atraente

18/07/2016 às 09:233 min de leitura

1 – Dormir pouco

Fonte: Giphy

Dormir menos do que o recomendado é algo capaz de estragar um dia inteiro, e basta uma noite em claro para que você se lembre disso. Acontece que a falta de sono faz com que as pessoas fiquem menos bonitas também – neste estudo feito em 2010, cientistas tiraram fotos de pessoas que tinham dormido oito horas na noite anterior e, em seguida, de pessoas que estavam sem fechar as pestanas havia 31 horas.

Depois disso, outros participantes ranquearam as fotos com base em diferentes critérios. Adivinha só? Quem tinha dormido pouco acabou marcando pontos em relação à aparência de cansaço, obviamente, mas também passou a imagem de ser menos atraente, menos saudável e mais triste.

2 – Ser rude

Fonte: Giphy

Em 2014, um grupo de pesquisadores chineses realizou um estudo também com imagens. Basicamente, os voluntários observavam fotos de homens e mulheres com expressões faciais neutras. Em algumas, no entanto, havia descrições como “decente”, “honesto”, “rude” e “maldoso”. Aqueles com o selo de “rude” ou “maldoso” acabaram sendo classificados como menos atraentes.

3 – Linguagem corporal contraída

Fonte: Giphy

De acordo com uma pesquisa realizada neste ano, ficamos menos atraentes quando nosso corpo está contraído e permanecemos curvados. Para chegarem a essa conclusão, cientistas criaram perfis tanto de homens quanto de mulheres em um aplicativo de namoro que usava o GPS como base.

Em algumas fotos, as pessoas apareciam em posições com braços cruzados ou ombros encolhidos. Em outras, as mesmas pessoas estavam em posições expansivas, com os braços para cima ou estendendo a mão, como se fossem pegar alguma coisa. As fotos mais expansivas foram escolhidas mais vezes em relação às fotos de braços cruzados e ombros encolhidos.

4 – Estresse

Fonte: Giphy

São tempos difíceis para os estressadinhos; se você duvida, saiba que uma pesquisa de 2013 comprovou que mulheres com altos níveis de cortisol, que é o hormônio do estresse, eram percebidas por homens heterossexuais como menos atraentes. Isso possivelmente tem a ver com o fato de que baixos níveis de estresse são sinais também de saúde e fertilidade.

5 – Parecer muito feliz ou muito orgulhoso

Fonte: Giphy

Homens curtem mulheres sorridentes, mas o contrário nem sempre é verdade. Por outro lado, enquanto mulheres gostam de homens orgulhosos, os cuecas não se sentem atraídos por mulheres orgulhosas demais. Isso foi comprovado em 2011, por meio de uma pesquisa feita com fotos de homens e mulheres com expressões de felicidade e orgulho.

Os homens acharam mais atraentes as mulheres que pareciam felizes e menos atraentes aquelas que demonstravam orgulho. As moças, por outro lado, consideraram os homens mais atraentes quando eles estavam com expressões que demonstravam orgulho, e não quando estavam sorrindo demais.

6 – Não ter senso de humor

Fonte: Giphy

Essa é fácil de entender: nós tendemos a gostar mais das pessoas que nos fazem rir por algum motivo, certo? Isso foi comprovado em um estudo de 2009, que concluiu que tanto homens quanto mulheres parecem menos atraentes se não têm um bom senso de humor.

7 – Preguiça

Fonte: Giphy

A verdade é que consideramos atraentes aquelas pessoas que se dispõem a colocar a mão na massa, entre outros fatores. Alunos de Arqueologia responderam a uma série de perguntas feitas por um grupo de pesquisadores que buscava definir quais características são capazes de tornar uma pessoa atraente. O questionário foi respondido no início e também no final do curso.

O resultado? Mesmo os alunos que foram classificados como bonitos no início do curso foram chamados de menos atraentes do que a média ao final da graduação. Por quê? Porque, ao longo desse período, a galera percebeu que essas pessoas eram preguiçosas, e o encanto foi diminuindo.

8 – Se o cheiro é muito parecido ou muito diferente

Fonte: Giphy

Seres humanos buscam parceiros que não sejam nem tão diferentes nem tão parecidos com eles em termos genéticos. Quando falamos em genética, levamos em consideração as escolhas feitas por odor, afinal essa é uma forma imperceptível e bem discreta de percebermos características das pessoas com quem queremos nos relacionar.

Nesta pesquisa de 2006, casais heterossexuais indicaram o que mais os deixava excitados no parceiro. Além disso, precisaram revelar se e com quantas outras pessoas fizeram sexo ao longo do relacionamento atual. Enquanto isso, os cientistas colheram amostras de saliva dos participantes e realizaram testes de DNA para comparar os seus complexos principais de histocompatibilidade, que são genes do sistema imunológico.

Os testes revelaram que quanto mais semelhantes eram os complexos principais de histocompatibilidade entre os casais, menos eles se sentiam atraídos entre si e mais chances eles tinham de fazer sexo com outras pessoas.

Outros estudos já comprovaram também que nós evitamos escolher parceiros que tenham um cheiro natural muito diferente do nosso, o que é uma escolha instintiva, inconsciente.

9 – Falta de honestidade

Fonte: Giphy

Se você é do tipo que mente a própria idade ou o valor do seu salário, temos más notícias: isso só faz você parecer menos atraente. Falta de honestidade é uma das coisas que mais fazem com que tanto homens quanto mulheres percam o interesse no parceiro. Ou seja: mentir é realmente um péssimo negócio – até mesmo para a sua aparência!

***

Agora abra seu coraçãozinho com o Mega: para você, o que faz uma pessoa deixar de ser atraente e interessante?

Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: