5 coisas curiosas que o One Drive pode fazer para facilitar o seu dia a dia

26/06/2014 às 05:542 min de leitura

Quem tem uma rotina corrida com os horários apertados sabe que cada segundo economizado é precioso. Por isso, é sempre bom receber dicas interessantes sobre como poupar tempo, otimizar tarefas – e, em alguns casos, essa ajuda pode sair de onde você menos imagina.

Um serviço que pode ajudá-lo nesse gerenciamento de tempo pelo computador é o OneDrive, serviço de armazenamento e compartilhamento de arquivos da Microsoft. Além de ser um local seguro para guardar suas fotos, vídeos, músicas e todo tipo de documentos, o aplicativo para computadores, tablets e smartphones – assim como o website — possui funções excelentes funções para a sua vida digital ficar ainda mais fácil.

Abaixo, você confere algumas dicas – e não se espante se algumas delas forem a solução exata para o que você precisa.

1) Economizar espaço no seu dispositivo

Ao criar uma conta no OneDrive (acessando www.onedrive.com), você pode acessá-lo pelo site ou então via aplicativo – disponível para computadores, tablets e celulares. As pastas do seu OneDrive então podem ser acessadas de qualquer dispositivo com acesso à internet. 

Você pode sincronizar todas estas pastas no seu dispositivo, e acessá-las mesmo quando estiver off-line. Mas para economizar espaço no HD, você pode utilizar o recurso de sincronização selecionada e sincronizar apenas algumas destas pastas ou arquivos, economizando assim espaço no seu dispositivo.

Vá até as configurações do OneDrive para desktop, selecione “Escolher pastas” e marque somente os domínios necessários.

2) Guardar fotos tiradas pelo celular automaticamente

Quem usa o aplicativo do One Drive para tablets e smartphones pode fazer o upload automático de qualquer foto tirada para o serviço, sem precisar fazer isso manualmente.

Para configurar, vá nas configurações do aplicativo, selecione o item “Backup da Câmera” e deixe o item “Ligado” marcado. O item "Downloads de fotos" deve estar na opção “Original” para que as imagens continuem na resolução original. Fora os 7 GB grátis que todos têm ao começar a usar o One Drive, você ganha 3 GB adicionais gratuitos para suas aventuras fotográficas.

3) Ter espaço adicional e grátis na nuvem

Além dos 7 GB gratuitos (que serão aumentados para 15 GB, a partir de Julho) oferecidos pelo OneDrive para cada pessoa que possui uma conta no serviço, você pode ganhar até 8 GB adicionais sem custo com algumas ações rápidas.

Os primeiros 3 GB de bônus saem do backup da câmera, descrito na dica anterior, enquanto outros 5 GB podem ser adquiridos se você indicar até 10 amigos para começar a usar o serviço no item "Obtenha mais armazenamento" — 500 MB para cada pessoa que fizer o cadastro.

4) Salvar documentos de forma segura

Com passos rápidos, é possível transformar o One Drive no destino padrão para armazenar novos arquivos, como imagens editadas, documentos criados e vídeos baixados. Assim, você ganha uma proteção adicional e imediata, caso o dispositivo passe por problemas.

Se você usa Mac, vá ao "Terminal" em "Utilitários" e digite "cd OneDrive" (sem as aspas). Em seguida, aperte "Enter" e digite "In -s~/documents/documents" (também sem as aspas). Por fim, pressione "Enter" novamente. No Windows, abra o Windows Explorer ou acesse a pasta “Documentos” e clique com o botão direito na pasta "Documentos". Em seguida, vá em "Propriedades" e selecione a opção "Incluir uma pasta". Ache e escolha o domínio do OneDrive para finalizar a operação.

5) Recuperar arquivos deletados

Quem nunca apagou acidentalmente algum documento importante e procurou mil e uma maneiras de recuperá-lo?

Se um arquivo estiver armazenado no One Drive e for deletado, não precisa entrar em pânico: basta acessar o site do serviço com seu login e clicar em "Lixeira", item que fica no canto inferior esquerdo da página. Aí é só selecionar o arquivo entre os demais dados, clicar em "Restaurar" e respirar aliviado.

Publieditorial patrocinado pela Microsoft.

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: