Na Índia, 76% dos homens acreditam que somente as mulheres devem ser responsáveis por lavar as roupas, e esse é apenas um dos dados de um país gigante construído em cima de uma cultura extremamente injusta no que diz respeito à igualdade de gênero.

Se pensarmos pelo contexto social e histórico do país, conseguimos enxergar o comercial cujo vídeo você assiste abaixo como um grande marco na discussão sobre igualdade de gênero e, sim, sobre feminismo, aquela palavrinha que tanta gente odeia.

É por meio da publicidade e da representatividade artística que muitos estereótipos são cimentados no inconsciente humano. Da mesma maneira, ao mudar esses padrões, acabamos abrindo espaço para discussões sociais sobre o tema.

Por que só a mulher tem que lavar a roupa suja?

Se não pensássemos constantemente a respeito da forma como nos comunicamos, seja por maneira visual, escrita ou oral e independente do meio, possivelmente ainda veríamos propagandas não apenas de cigarro, que hoje são banidas (mas que há pouco tempo não eram), mas de drogas como a maconha e a cocaína.

Reforçar papéis femininos de submissão em comerciais, novelas, filmes e outros produtos é uma forma de legitimar essa visão de que mulheres são seres que nasceram com a missão biológica e santificada de cuidar da casa, dos filhos e, claro, do marido.

É por isso que batemos sempre na mesma tecla: é preciso rever conceitos, sim. Assistir a um comercial indiano com uma reflexão como essas é algo que nos deixa mais felizes e otimistas com relação ao futuro. Se acontece o mesmo com você, divida suas esperanças com a gente. Se não é o caso, explique, de maneira educada, seu ponto de vista. Os comentários estão aí para isso.

Você acha que tarefas domésticas devem ser realizadas tanto por mulheres quanto por homens? Comente no Fórum do Mega Curioso