Por que alguns peidos são mais fedidos do que outros?

17/04/2019 às 04:002 min de leitura

Poucos assuntos rendem tanto em uma rodinha de amigos do que escatologia: tamanho e formato de cocôs, situações embaraçosas e cheiro do punzinho são alguns dos temas preferidos dessa galera. Este último, sobre o odor exalado, pode ser explicado pela ciência.

Afinal, o seu peido é daqueles que mata a savana depois da refeição (#PumbaFeelings) ou é uma bufa com odor das flores da primavera? “Mas eu nem faço isso, Mega Peidoso!”, deve estar reclamando algum leitor aí nos comentários. Faz, sim! E não faz pouco: cientistas calculam que toda pessoa solta de 10 a 20 gases por dia!

Entretanto, nem todas essas flatulências são malcheirosas. O doutor Myron Brand, especialista no assunto, explica que tudo depende da sua dieta. “O mau cheiro significa apenas que os carboidratos que você consome estão sendo mal absorvidos, ou seja, eles são fermentados”, explica.

"Poxa, cara! Você está podre!"

Enxofre: o pior inimigo

Alimentos como batatas e pão são alguns dos que mais produzem gases, já que são feitos de carboidratos que se dissolvem em hidrogênio e dióxido de carbono. Agora, quando as bactérias do seu intestino “quebram” os alimentos em sulfureto de hidrogênio, pode esperar que seu vento natural seja menos aprazível para as pessoas ao redor – isso acontece muito com alimentos como o brócolis e o repolho.

O enxofre é outro componente químico presente nos puns fedidos. Quanto maior o acúmulo disso dentro de si, maior a chance de ele sair fedido. As primeiras reações químicas em seu intestino produzem gases inodoros; porém, ao se misturarem com o enxofre a coisa pega – é aí que surge o sulfureto de hidrogênio, por exemplo.

E para você acumular enxofre dentro de si, basta se alimentar de produtos como os já citados brócolis e repolho, além de ovos, cebola e carne. Portanto, se você comer muito disso algum dia e sentir a necessidade de dar aquela esvaziada, tente fazer isso em um lugar aberto e a favor do vento. Nossos narizes agradecem.

"Você comeu ovos hoje?"

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: