Por que ficamos sem ar ao subir escadas?

06/02/2017 às 08:422 min de leitura

Imagine a cena: você sobe dois andares de escada com pressa e chega ao destino cansado, como se tivesse acabado de correr uma maratona. Se pensarmos na questão do tempo, levamos poucos segundos para subir dois lances de escada de maneira mais rápida, então por que o cansaço é tão grande? Por que ficamos tão ofegantes?

Outra coisa interessante sobre o tema: isso não acontece apenas com quem leva uma vida sedentária – até atletas profissionais experimentam essa falta de ar depois de subir alguns degraus de escada com pressa. Ou seja: sua aptidão física não é a maior responsável pelo seu cansaço – e falta de aquecimento também não faz sentido, afinal estamos falando de poucos degraus.

Na verdade, essa falta de ar que nos acomete depois de subirmos alguns lances de escada com pressa acontece porque nosso cérebro dá ao nosso corpo a mensagem de que ele precisa parar de respirar. Bizarro, né?

Mas faz sentido

Isso acontece porque seres humanos tendem a interromper a respiração, ainda que de maneira involuntária, quando estão se concentrando em uma tarefa específica por um curto espaço de tempo, o que faz com que o cérebro ative uma programação específica, que interfere diretamente na respiração e faz com que fiquem ofegantes.

Como resultado, nossos músculos consomem mais oxigênio e nossa respiração acaba pagando por isso, ficando mais reduzida e ofegante. A oxigenação no sangue também despenca, mas depois de um tempo o trabalho cerebral de alta concentração termina, o cérebro percebe que o sangue precisa de oxigênio e envia sinais para que nossa respiração fique mais rápida.

Ainda assim, é estranho que nosso corpo nos faça quase parar de respirar quando, na verdade, deveríamos estar respirando mais. Isso acontece para que nossos corpos se saiam bem em tarefas físicas que exijam concentração e precisão – quando alguém passa um fio no buraco da agulha, faz uma incisão cirúrgica ou atira em um alvo, por exemplo, precisa de silêncio e concentração e, mesmo sem perceber, acaba segurando a respiração por alguns instantes. Olhando por esse ângulo, até que faz sentido, não é mesmo?

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: