Você sabe quais são as principais funções do sangue para o corpo humano?

10/07/2017 às 05:202 min de leitura

Nosso sangue tem muitas funções importantes. Ele transporta oxigênio do pulmão para todos os outros tecidos do corpo com a ajuda dos glóbulos vermelho e na volta, conduz CO2, que é expirado pelos pulmões.

Os nutrientes presentes nos alimentos que consumimos são absorvidos pelo intestino e transportados através do sangue ao fígado. Uma vez que esses nutrientes são metabolizados, o sangue os envia para todas as células do corpo, garantindo o bom funcionamento delas.

É o sangue que nos ajuda a acabar com infecções, já que os glóbulos brancos são experts na arte de derrotar vírus e bactérias. Quando nosso sistema imunológico está sobrecarregado, no entanto, como em casos de infecções mais fortes, precisamos tomar antibióticos para ajudar o processo de recuperação. Vale sempre lembrar que antibióticos devem ser tomados apenas se houver recomendação médica.

Mais funções

Nosso sangue também está repleto de hormônios e de moléculas essenciais para o bom funcionamento de todos os nossos órgãos. Quando essas substâncias estão equilibradas, temos energia e nosso corpo funciona normalmente. Por outro lado, quando esses hormônios estão desregulados, sentimos falta de energia e percebemos alterações em nosso corpo, por isso é sempre bom consultar um médico endocrinologista e ver como andam as coisas – com o passar da idade, algumas pessoas passam a precisar de reposições hormonais.

O sangue é enviado em maiores volumes para nossos órgãos na medida em que eles precisam trabalhar – depois de uma bela refeição, muito do nosso sangue é enviado para o intestino e o fígado, deixando o cérebro um pouco menos irrigado, e isso é o que nos dá a sensação de cansaço depois do almoço, por exemplo.

Já na hora de regular a temperatura do corpo, nosso sistema vascular é muito inteligente também: nos dias quentes, nossas veias ficam mais largas, e nossa pele elimina calor, inclusive através do suor, garantindo que o interior do corpo não fique quente demais.

Além de cuidar de todo o funcionamento dos nossos órgãos, o sangue também nos prega algumas peças. Quando estamos interessados por uma pessoa, e também quando estamos com vergonha, nossa cabeça, nosso pescoço e nossas orelhas ficam vermelhos, e não há como controlarmos isso. Essa reação nada mais é do que a dilatação dos vasos dessas regiões, que acabam ficando cheios de sangue.

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: