Por que o cabelo enrola?

01/06/2019 às 12:002 min de leitura

(Fonte da imagem: Thinkstock)

Durante muito tempo, ninguém soube explicar ao certo por que alguns cabelos enrolam enquanto outros são bem lisinhos. A teoria mais aceita era a de que os cachos se formavam devido à estrutura da própria fibra capilar, que apresenta um formato mais achatado e conta com mais camadas entrelaçadas do que os cabelos lisos, que possui fibras arredondadas.

Entretanto, de acordo com o pessoal do site wiseGEEK, cientistas do Instituto L’Oreal Paris — pois é, parece que eles fazem mais do que desenvolver shampoos! — sugerem que o que determina se o cabelo é liso ou enrolado é o formato do folículo piloso, ou seja, da estrutura responsável por produzir os fios.

(Fonte da imagem: Thinkstock)

Segundo os cientistas, pessoas com cabelo crespo contam com folículos no formato de gancho, e são a quantidade desses ganchinhos e a estrutura da fibra capilar o que determinam o quão enrolado será o fio. Além disso, segundo explica o site Life’s Little Mysteries, esses ganchinhos também determinam o ângulo de crescimento dos fios — o qual, no caso dos fios crespos, é mais fechado em relação ao couro cabeludo.

Por que os cabelos cacheados normalmente são mais secos?

(Fonte da imagem: Thinkstock)

É bastante raro encontrar pessoas que tenham cabelos cacheados e oleosos ao mesmo tempo, e isso ocorre porque a oleosidade secretada pelas glândulas sebáceas acaba se espalhando mais facilmente nos cabelos lisos.

Por outro lado, embora os cabelos crespos sejam mais ressecados, esses fios apresentam menos pontas duplas e menos nós — duas vezes menos nós! — do que os fios lisos. Além disso, os cabelos encaracolados não precisam ser lavados tão frequentemente quanto os lisos.

Fontes: wiseGEEK, Life’s Little Mysteries e Live Science

*Publicado originalmente em 31/08/2012.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: