Mito ou verdade: é possível engolir a própria língua?

22/11/2018 às 03:011 min de leitura

Você já deve ter ouvido histórias tristes de pessoas que engoliram a língua, principalmente quando estão em foco algumas crendices populares e alertas recebidos durante a infância. A verdade é que você só poderia engolir a própria língua se a cortasse e depois a comesse, mas, se a sua vida não tiver relação alguma com o filme “Jogos Mortais”, talvez você possa morrer sem ter que passar por isso.

O site Today I Found Out explicou a anatomia da língua e por que é impossível engoli-la. Ela está presa ao “chão” da boca por uma estrutura chamada frênulo lingual. Por causa dele, somos capazes apenas de levá-la ao começo da garganta, principalmente quando estamos engolindo comida, água, saliva e afins, mas não podemos engolir a língua propriamente dita. Ela está muito bem presa.

Convulsão

Fonte da imagem: Reprodução/Chlp

Outra crença popular que precisa ir por água abaixo é aquela a respeito dos primeiros socorros a alguém que está tendo uma convulsão. É totalmente errado colocar alguma coisa na boca da pessoa para que ela não engula a língua. Nesses casos o perigo aumenta, a pessoa convulsionando pode sufocar e a que está tentando ajudar pode ter seus dedos mordidos fortemente.

Dependendo do local onde o frênulo lingual está posicionado, é possível que a língua obstrua as entradas de ar de quem está convulsionando, pois ela fica relaxada e acaba “caindo” para trás. Mas o perigo mesmo é quando a pessoa se sufoca com seus fluidos corporais, como saliva e vômito.

O melhor a ser feito com alguém que está tendo uma convulsão é deixar que a pessoa fique deitada de lado, assim a língua não vai obstruir nenhum canal e, se houver vômito, a pessoa não corre o risco de se afogar com ele.

*Publicado originalmente em 22/04/2013.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: