Aprenda a ir para a cama do jeito certo

14/06/2013 às 07:292 min de leitura

Dormir é uma das coisas mais importantes que você precisa fazer para manter a saúde em dia. E como é incrível saber que essa atividade tão boa é saudável! Infelizmente, algumas pessoas têm problemas para conseguir pegar no sono, e o dia seguinte é sempre uma tortura, com boas doses de sonolência e mau humor. Haja café! Porém, você sabia que existem alguns truques simples que garantem uma noite de sono mais bem aproveitada? Vamos a eles:

1 – Nada de praticar exercícios

Fonte da imagem: Pixabay

Pelo menos não perto do seu horário de dormir, já que a prática de atividades físicas aumenta a temperatura corpórea e libera substâncias estimulantes. O correto é ir para a academia bem antes do seu horário de pegar no sono – nesse caso, malhar vai ajudar você a dormir melhor, já que seu corpo será estimulado durante o resto do dia para, só depois, ficar realmente relaxado e querer aquele encontro merecido com a sua cama.

2 – Desligue a TV

Fonte da imagem: Pixabay

E não fique muito tempo na internet também se quiser dormir tranquilamente. Estudos comprovam que a luz emitida por televisores, computadores, celulares e afins pode interromper a produção de melatonina, o hormônio responsável pela sensação de sono.

3 – Banho morno

Fonte da imagem: Pixabay

Se você está acostumado com a ideia de que tomar um bom banho quente vai ajudá-lo a dormir melhor, está certo. O problema é quando você deita em sua cama com o corpo muito quente. A produção de suor e o aumento da temperatura corpórea atrapalham o seu sono, então o ideal é esperar seu corpo voltar à temperatura normal antes de se jogar embaixo das cobertas.

4 – Ingestão de líquidos

Fonte da imagem: Pixabay

Tudo bem que é preciso beber dois litros de água por dia para suprir as necessidades do seu organismo, mas é sempre inteligente escolher o horário para fazer isso, pela razão óbvia de que você talvez não queira levantar duas vezes durante a noite para fazer xixi. Líquidos que contêm substâncias como álcool e cafeína também devem ser evitados, devido às características estimulantes dessas bebidas.

5 – Trabalho

Fonte da imagem: Pixabay

Tudo bem que você tem aquela apresentação no seu trabalho ou aquele livro incrível que você não quer deixar de ler nem por um minuto, mas é importante lembrar que essas atividades mentais são capazes de deixar seu cérebro ligado por mais tempo, fazendo com que você demore mais para conseguir dormir. Aquela conversa de “só mais uma página” deve ser evitada.

6 – Camas separadas para você e seu cachorro

Fonte da imagem: Pixabay

Ou gato ou qualquer que seja o seu animal de estimação. Por mais que você ache linda a ideia de dormir bem ao lado de seu bichinho favorito, é preciso saber que mesmo uma criatura bem menor do que você pode ocupar um espaço considerável na sua cama e fazer com que você durma menos do que poderia.

7 – A conversa séria

Fonte da imagem: Reprodução/SheKnows

Este não deve acontecer à noite, pode ter certeza. Ter grandes conversas e discussões antes de ir dormir vai provavelmente diminuir a qualidade do seu sono, e não é isso o que você quer, então deixe para colocar os pingos nos is no dia seguinte, talvez no horário do almoço. Seu corpo agradece.

8 – Hora certa

Fonte da imagem: Pixabay

O ideal é estar pronto para quando o sono bater, e a lógica aqui é bem simples: ninguém gosta de estar caindo de sono e, de repente, ter que escovar os dentes, vestir o pijama e arrumar a cama para deitar. O ideal é fazer tudo isso enquanto você ainda estiver em condições. 

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: