Você também tem a impressão de que as pessoas mais velhas encolhem um pouco? Será que isso acontece mesmo? Sabemos que alguns fatores relacionados à visão, audição e memória, por exemplo, podem ser afetados conforme a idade avança, mas será que a altura também entra nessa lista?

Não só é possível que isso aconteça conforme você vai ficando mais velho como existem relatos de pessoas que começaram a “encurtar” depois dos 30 anos. Aliás, entre os 30 e 70 anos os homens podem diminuir até 2,5 cm e, as mulheres, 5 cm. Depois dos 80, tanto homens quanto mulheres podem perder mais 2,5 cm de altura.

O geriatra Pham Liem explicou, no portal da Universidade do Arkansas, que isso pode acontecer por vários motivos diferentes. Segundo ele, as pessoas podem ter desgastes naturais nas cartilagens das articulações, por exemplo, o que nos deixa menores. Outro fator que pode contribuir com isso é a osteoporose, uma doença óssea que pode encurtar a coluna.

Envelhecer bem

Fonte da imagem: Reprodução/HealthOnly

Conforme os anos vão passando, o metabolismo fica mais lento e é comum que se perca massa muscular magra e se ganhe gordura. Essa condição é conhecida como sarcopenia, e ela pode fazer com que uma pessoa idosa acabe perdendo alguns centímetros de altura devido à diminuição de massa muscular.

Dr. Liem explica que é importante ficar alerta e visitar um médico se o idoso perder altura e peso de maneira rápida demais, pois quando uma pessoa diminui muito de tamanho no período de um ano aumentam as chances de fratura na coluna e no quadril.

Alguns hábitos saudáveis podem ajudá-lo a envelhecer com saúde e até mesmo evitar que você diminua de altura. Alongamentos, caminhadas, prática de atividades físicas, evitar consumir álcool e cafeína em grandes quantidades, além de não fumar e manter uma dieta equilibrada são segredos simples que podem garantir melhor qualidade de vida sempre. É preciso não se esquecer de ingerir alimentos ricos em cálcio e vitamina D, para que seus ossos fiquem sempre fortes.

*Publicado originalmente em 28/06/2013.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!