Não consegue dormir? A culpa pode ser da Lua

26/07/2013 às 11:462 min de leitura

Há noites em que, mesmo sem nenhum motivo, você não consegue dormir direito? E vira para um lado, para o outro e nada? Se você não tomou nenhuma bebida com cafeína ou energética e não está com nenhuma preocupação na cabeça, é bem possível que a responsável pela sua falta de sono seja a Lua. Pelo menos é o que os pesquisadores estão dizendo.

Segundo eles, foram feitas descobertas que revelam as primeiras evidências confiáveis que as fases lunares podem influenciar o sono nos seres humanos, principalmente quando na lua cheia.

Crenças e pesquisa

Fonte da imagem: Shutterstock

Desde milhares de anos, existe a crendice de que a Lua influencia os seres humanos até em sua sanidade mental. Tanto que o nome em espanhol da Lua (Luna) é a raiz da palavra “lunática”, que designa uma pessoa maluca.

Muita gente também se baseia nas fases lunares para cortar o cabelo, fazer dietas ou mesmo tentar engravidar. Além disso, há quem acredite que a lua cheia deixa as pessoas mais agressivas (lobisomem?), estimulando a ocorrência de mais crimes, acidentes ou distúrbios psiquiátricos. No entanto, somente algumas dessas crendices têm explicações ou confirmações científicas, como os ciclos das marés e alguns comportamentos no mundo animal.  

Agora, o cronobiologista e pesquisador do sono Christian Cajochen — do Hospital Psiquiátrico da Universidade de Basel, na Suíça — constatou um fato que primeiramente ele não levava a sério. O especialista era cético quando as pessoas reclamavam da falta de sono durante a lua cheia.

No entanto, após tantas reclamações, ele e seus colegas resolveram avaliar um estudo realizado no laboratório do sono feito alguns anos antes, cujos resultados poderiam mostrar alguma relação do sono das pessoas com as fases lunares.

Tá vendo aquela lua?

Fonte da imagem: Shutterstock

Os resultados mostraram que aquela lua que brilha lá no céu realmente influencia o sono, e isso foi descoberto inesperadamente pelos os cientistas. Segundo eles, “o ciclo lunar parece influenciar o sono humano, mesmo quando não se vê e não se tem conhecimento da atual fase dela”, disse Cajochen.

Para chegar a essa conclusão, ao longo de quatro anos os pesquisadores monitoraram a atividade cerebral, movimentos oculares e secreções hormonais de 33 voluntários no laboratório enquanto eles dormiam. Todos os participantes eram saudáveis, bons dorminhocos e não tomavam quaisquer drogas ou medicamentos para indução do sono.

Mas essa pesquisa foi feita previamente, bem antes da curiosidade dos estudiosos com as fases da lua. Depois de rever os dados e realizar mais algumas investigações, eles descobriram que, entre os voluntários que fizeram o teste na lua cheia, a atividade cerebral relacionada ao sono profundo caiu em 30%. Os pesquisados dessa fase também levaram cinco minutos a mais, em média, para adormecer, e dormiam cerca de 20 minutos a menos. Vale destacar que eles não tinham conhecimento sobre as fases da lua durante os estudos.

Ciclos

Os voluntários sentiam que seu sono era mais escasso e menos reparador durante a lua cheia, sendo que eles mostraram níveis diminuídos de melatonina, um hormônio conhecido por regular os ciclos de sono e vigília.

Os cientistas sabem há muito tempo que o corpo humano funciona em alguns aspectos baseando-se em ciclos regulares, como os ritmos circadianos, que têm cerca de um dia de duração. Com base nesses resultados, os pesquisadores sugerem que os seres humanos também podem experimentar ritmos circalunares ao longo de um mês correspondente entre duas luas cheias.

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: