5 casos impressionantes envolvendo transplantes de órgãos

30/06/2018 às 03:012 min de leitura

Precisar de um transplante para continuar vivendo é uma condição bastante assustadora, e muitas pessoas, infelizmente, passam por isso. Esse tipo de procedimento geralmente impede que o paciente possa escolher seu doador – há sempre o problema da incompatibilidade. O site Hype Science fez uma lista com histórias bizarras envolvendo transplantes. Confira algumas delas a seguir:

1 – Salva pela amante do marido

Fonte da imagem: Reprodução/HypeScience

Descobrir uma traição não é uma das melhores coisas do mundo, mas receber um rim da amante do marido é, no mínimo, inusitado. Pois esse é um resumo da história de Meliha Avici, que, depois de quatro anos de casamento, descobriu um problema sério em seus rins, tendo recorrido a sessões de diálise de quatro horas, três vezes por semana.

Enquanto isso, o marido de Meliha encontrou uma amante, que levou para morar na casa de sua mãe com o pretexto de trabalhar como babá do filho de Meliha. A esposa logo descobriu a traição e, achando que estava morrendo, perdoou o marido e autorizou que ele se casasse com a amante após a sua morte. A questão é que a amante acabou salvando a vida da esposa oficial, doando um rim a ela. Hoje as duas dividem o mesmo marido sem, aparentemente, grandes problemas.

2 – Mão e pé grudados

Fonte da imagem: Reprodução/HypeScience

Esse foi o destino de Ming Li, uma chinesa que foi atropelada no caminho da escola e acabou perdendo a mão. Os médicos, contudo, acreditavam que seria possível reimplantar o membro. Porém, o braço da menina, que tinha ficado bastante ferido, precisaria se recuperar antes de receber a mão. Até lá, durante três meses, a mão de Li ficou colada ao seu tornozelo, para que não morresse. Graças a essa técnica bizarra, a menina teve a mão reimplantada com sucesso e já consegue realizar pequenos movimentos.

3 – A favorita

Fonte da imagem: Reprodução/HypeScience

Sabe quando você frequenta tanto um lugar que acaba ficando conhecido entre os funcionários? Pois é, é mais ou menos isso o que aconteceu com Dan Coyne, que por 18 anos foi ao mesmo mercado, sempre passando no caixa atendido por Myra de la Vega, sua funcionária favorita do estabelecimento. Foi durante uma conversa com Myra que Dan descobriu que ela precisava de um transplante de rim e, no mesmo instante, se prontificou a ajudar sua funcionária favorita. Deu certo e Dan acabou salvando a vida de Myra.

4 – Vó e mãe

Fonte da imagem: Reprodução/HypeScience

Sarah Ottoson teve o azar de nascer sem útero e, já adulta, queria ter um filho. Uma solução seria transplantar o órgão e, para isso, ela teve a ajuda de nada menos do que sua mãe, Eva. As duas entraram em acordo para que Sarah pudesse receber o útero que a abrigou por nove meses, anos atrás, no corpo de sua mãe.

5 – Mudança de tipo sanguíneo

Fonte da imagem: Reprodução/HypeScience

Demi Lee Brennan, de apenas 15 anos, teve o fígado completamente comprometido após ser afetada por um vírus muito raro. Seu estado de saúde chegou ao ponto de que, se ela não fizesse um transplante de fígado em 48 horas, morreria.

Por sorte, um órgão foi encontrado, mas o tipo sanguíneo era incompatível, já que Demi era O- e o doador O+. Nesse caso, a receptora deveria tomar medicamentos para evitar a rejeição do órgão durante toda a sua vida. Depois do transplante, porém, os médicos descobriram que o sangue de Demi se adaptou ao fígado e seu sangue passou a ser O+. Incrível, não?

*Publicado originalmente em 29/07/2013.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: