Aqui no Mega Curioso você pode encontrar uma variada seleção de matérias sobre o corpo humano, abrangendo temas como fatos curiososnovas descobertas, estruturas incríveis e muitos outros.

No entanto, nunca havíamos falado sobre partes da anatomia humana que contam com nomes inusitados. Então, que tal conferir 10 estruturas a seguir e aproveitar para mencionar nos comentários outras partes do corpo que você conhece com nomes bizarros, mas que não apareceram aqui?

1 – Glabela

PixabayFonte: Pixabay

Esse é o nome dado ao espaço logo acima do nariz, entre as sobrancelhas.

2 – Filtro labial

Sabe aquela depressãozinha que existe no lábio superior, entre a boca e o nariz? Então, o nome dessa parte do corpo é filtro labial.

3 – Úvula

Esse é o nome verdadeiro da popular “campainha” que fica na garganta.

4 – Lúnula

Reparou que na imagem acima, ali bem próximo à cutícula, existe uma espécie de meia-lua mais clarinha na unha? Essa é a lúnula.

5 – Eponíquio

E já que falamos sobre unhas no item acima, eponíquio é o nome oficial dado à cutícula.

6 – Hálux

PixabayFonte: Pixabay

Esse é o nome dado ao primeiro pododáctilo, ou seja, ao bom e velho dedão do pé.

7 – Círculo de Willis

Esse nome curioso é dado a um conjunto de artérias que levam o sangue até o cérebro.

8 – Acetábulo

Também chamada de fossa acetabular, essa estrutura fica localizada no quadril e se articula com a cabeça do fêmur.

9 – Músculo esternocleidomastóideo

Esse nome enorme se refere ao principal músculo flexor do pescoço, que é o que nos permite fazer movimentos como o de rotar ou inclinar a cabeça, por exemplo.

10 – Trago

Essa parte do corpo é uma das favoritas da turminha adepta dos piercings. Ela é aquela saliência que se encontra na parte externa do ouvido, em posição oposta à orelha. Aliás, nessa região existe uma coleção de estruturas com nomes esquisitos: hélice (1), anti-hélice (4), concha (5), antítrago (7), lóbulo (8) e fossas escafoide (2) e triangular (3). Veja abaixo:

*Publicado em 17/04/2014