Por que tomar café pode dar vontade de fazer o número 2?

14/12/2016 às 05:002 min de leitura

Já está comprovado que a cafeína é um excelente estimulante para o cérebro, mas algumas pessoas devem ter reparado que o café também é capaz de despertar uma outra parte do corpo. Pois é, para alguns de nós, uma simples xícara de café é suficiente para dar aquela vontade de fazer o número 2.

Apesar de existirem muitos estudos que procuram entender o efeito que o café tem no organismo, os cientistas ainda buscam determinar qual característica de uma das bebidas mais consumidas do mundo é capaz de fazer com que seus apreciadores corram para o banheiro. Embora eles ainda não tenham encontrado a resposta, já há bons palpites que nos permitem entender mais sobre nosso organismo.

Shutterstock

O estudo científico

Um estudo – publicado em 1990 no periódico de gastroenterologia Gut – descobriu que, em alguns indivíduos, o café induz uma “resposta do cólon do intestino” apenas alguns minutos após a ingestão da bebida. Embora o estudo não tenha conseguido identificar a exata causa que desencadeia esse processo, os pesquisadores levantaram a hipótese de que o café afeta de alguma maneira o tecido epitelial que fica entre o estômago e o intestino delgado.

O mesmo estudo apontou que o café desencadeia a liberação de gastrina – um hormônio produzido dentro do estômago e conhecido por aumentar a atividade do cólon. Como essa região é a mais próxima do reto, os cientistas concluíram que o aumento da atividade se devia aos efeitos laxativos do café.

Embora alguns profissionais de saúde acreditem que a cafeína presente na bebida seja a principal responsável por intensificar a função motora (ou contrações) do cólon, o estudo sugere que até mesmo o café descafeinado desencadeia aquela vontade de ir ao banheiro para alguns indivíduos. Isso fez com que os pesquisadores concluíssem que não se trata da cafeína, mas sim de alguma outra substância presente no café.

O mistério do café

Parece contraditório que o fato de que beber café – que já foi considerado um diurético ou uma bebida capaz de desidratar – cause movimentos intestinais. Além disso, a desidratação é uma causa comum de constipação. Por outro lado, pesquisas mais recentes demonstraram que o café não possui as propriedades diuréticas que lhe foram atribuídas anteriormente.

Um estudo publicado em 2003 no Journal of Human Nutrition and Dietetics apontou que uma forte resistência às propriedades diuréticas do café se desenvolve frequentemente em pessoas que consomem a bebida regularmente. Na verdade, os autores do estudo descobriram que a dose de cafeína presente em duas ou três xícaras de café não afeta a quantidade média de urina normalmente excretada.

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: