9 fatos interessantes a respeito do ouvido humano

31/12/2016 às 14:083 min de leitura

Esse texto começa com uma pergunta relativamente simples, mas cheia de possíveis respostas: para que servem, afinal, as orelhas? Para proteger os ouvidos e criar uma concha acústica que nos permite ouvir melhor? Para usar brincos e alargadores? Para dar suporte aos óculos? Tudo isso é verdade, mas nossas orelhas – e nossos ouvidos – têm muitas outras funções que você provavelmente nem fazia ideia. Confira:

1 – Sentir melhor o gosto dos alimentos

Pois é. Em um primeiro momento isso não faz sentido algum, mas vamos por partes. Primeiro vamos deixar claro que se você colocar comida na sua orelha você não vai sentir o gosto do alimento. Não é isso. A questão é que uma das funções das orelhas é justamente passar sinais de sabor do cérebro, e isso se dá graças ao nervo conhecido como corda do tímpano.

Esse nervo transpassa a região central da orelha enquanto conecta a língua e o cérebro. É por isso, então, que a orelha pode afetar potencialmente a forma como sentimos o sabor dos alimentos que ingerimos. Doenças ou cirurgias na orelha podem alterar o paladar.

2 – Estruturalmente falando

O ouvido humano tem três ossos nominais. São ossos minúsculos que, se juntados, correspondem ao tamanho de uma moeda pequena – o menor osso do corpo humano é o estribo, localizado no ouvido. A área interna do ouvido é do tamanho de uma borrachinha daquelas que ficam na ponta do lápis – e só ali há pelo menos 20 mil cílios, que são pelinhos que vibram conforme escutamos diversos sons e que servem para proteger a região.

3 – Trabalho contínuo

Quando você dorme, seus ouvidos continuam a ouvir todos os barulhos do ambiente. A diferença é que seu cérebro desliga a maioria dos receptores dos sons para que você possa dormir em paz e só desperte ao ouvir um barulho realmente alto.

4 – Equilíbrio

Seu ouvido é o responsável por manter seu corpo em equilíbrio. Problemas relacionados a tonturas crônicas podem indicar labirintite. A estrutura interna do ouvido tem o labirinto, formado pela cóclea, cuja função está relacionada à audição, e o vestíbulo, que cuida do equilíbrio. A função dessas estruturas pode ser afetada em decorrência de inflamações, infecções e tumores.

5 – Um mau amigo

Se você é do tipo que não sai de casa antes de tomar um banho de spray de cabelo, saiba que esse produto pode prejudicar o funcionamento do seu ouvido. A verdade é que, como a orelha fica em meio aos seus cabelos, o spray pode ir parar no seu ouvido e paralisar a cera que sairia de lá naturalmente. O acúmulo de cera pode prejudicar sua audição muito mais do que você imagina, então, da próxima vez que resolver aplicar o produto, certifique-se de cobrir a sua orelha.

6 – Como limpar seus ouvidos

A verdade é que você não precisa – nem deve – usar cotonetes. Seus ouvidos são inteligentes e se limpam sozinhos. É por isso que aquela quantidade absurda de cílios está lá: para expelir a cera que seu ouvido produz.

7 – A audição dos papagaios

Os franceses usaram a alta capacidade de audição dessas aves durante a Primeira Guerra Mundial, sabia? Muitos desses animais eram posicionados na Torre Eiffel para que pudessem avisar se ouvissem tropas inimigas se aproximando. Se você acha que cachorros têm uma audição impecável, você precisa conhecer melhor sobre as capacidades auditivas dos papagaios...

8 – Crescendo

A troca da pele da região interna do ouvido acontece frequentemente – a cada ano você perde e ganha pouco mais de 3 cm de pele. Se você só ganhasse e não perdesse, aos 20 anos você teria uma pelanca de 60 cm pendurada em cada ouvido.

9 – Tira já esses fones de ouvido!

Música é um vício quase universal. Cada pessoa tem suas canções favoritas, seus artistas prediletos e suas bandas do coração. Quando estamos no ônibus, no avião, no trabalho ou na fila do supermercado, o jeito é apelar para o bom e velho fone de ouvido. Melhor: para o mau e velho fone de ouvido.

Por mais prático que pareça, esse acessório não faz bem para a sua saúde auditiva. Só para você ter ideia, depois de uma hora usando fones de ouvido, o número de bactérias na região vai aumentar 700 vezes – se o seu ouvido coça demais, pode ser que você tenha contraído algum tipo de infecção.

Quanto ao volume do som: sentar-se próximo a uma orquestra pode começar a causar problemas de audição depois de 30 segundos! Aliás, estamos falando de problemas irreversíveis. Então o melhor é evitar o uso de fones e não se expor a grandes barulhos, hein!

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: