Quer aprender a gostar mais do seu próprio corpo? A Ciência ensina!

06/06/2017 às 03:002 min de leitura

Nem sempre nos sentimos bem com a imagem que vemos no espelho. Esse descontentamento tem muita relação com as cobranças sociais no que diz respeito ao que é e ao que não é considerado bonito, ainda que beleza seja um conceito subjetivo.

Mesmo aquelas pessoas que se encaixam nos padrões de beleza atuais às vezes não estão se sentindo realmente seguras com a própria aparência. O colunista Eric Barker, que escreve para a revista Time, publicou um texto respondendo a uma pergunta que é de interesse geral: como ter uma relação melhor com a própria imagem? A resposta, que ele nos dá com base em pesquisas científicas, pode deixar você um pouco irritado: praticando atividades físicas.

Pois é. Você já ouviu isso antes, a gente sabe. A verdade é que o exercício físico, além de trazer benefícios para a sua saúde parece também fazer bem para o seu psicológico. Praticar algum esporte que combina com você é uma ótima maneira de começar a se sentir melhor com o seu próprio corpo, mesmo que você não tenha emagrecido nem evoluído muito enquanto esportista.

Para chegar a essa resposta óbvia que tira muita gente do sério, um grupo de pesquisadores avaliou 16 homens e 18 mulheres em um experimento sobre autoimagem. Para o estudo, os voluntários fizeram atividades físicas e exercícios de leitura, sendo que cada atividade foi realizada durante 40 minutos.

Em nenhuma das condições os participantes tiveram mudanças em sua forma física ou peso. Ainda assim, aspectos relacionados à autoimagem melhoraram depois da realização das atividades – nenhuma alteração ocorreu depois da leitura.

Isso nos ajuda a tentar enxergar questões de autoimagem de maneiras diferentes, afinal, se nada muda e mesmo assim as pessoas se sentem melhores, a questão parece realmente ter muito a ver com a forma como nos sentimos, em vez de apenas com a forma como realmente estamos. Talvez fosse esse o estímulo que você estava esperando para, finalmente, fazer sua inscrição na academia. 

*Publicado em 05/10/2015

***

Você sabia que o Mega Curioso também está no Instagram? Clique aqui para nos seguir e ficar por dentro de curiosidades exclusivas!

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: