Você já estralou o seu joelho? A sensação pode até ser gostosinha, mas talvez você sinta uma grande aflição assistindo ao vídeo acima: ele mostra o som amplificado de joelhos sendo estralados. As imagens são de uma pesquisa do Instituto de Tecnologia da Georgia, nos Estados Unidos, que pretende identificar joelhos que estralam facilmente sem precisar abri-los.

Achou confuso? O Mega Curioso explica: apesar de todo mundo conseguir fazer o barulho com o joelho, normalmente são os atletas que mais apresentam esse tipo de “defeito”, que pode ser muito prejudicial em suas carreiras. Por isso, a ideia é desenvolver um sistema que identifique possíveis lesões nas articulações através dos sons produzidos por elas.

“Eu acredito que possa haver alguma informação importante nos ruídos, que podem ser explorados futuramente para ajudar pessoas em reabilitação”, explica o chefe da pesquisa Omer Inan. “A gente consegue ouvir os ossos se esfregando e até mesmo as cartilagens rangendo, e isso amplificado cria um som bem assustador”, analisa Inan.

A próxima etapa da pesquisa é estudar os barulhos produzidos pelos joelhos de pessoas que possuem algum tipo de limitação ou problema, como atletas em recuperação, soldados e idosos. Os sensores do projeto conseguem analisar mudanças de pressão, aceleração, temperatura, tensão e força do membro dos voluntários. No futuro, esses dados podem ajudar os médicos a criarem tratamentos mais específicos para cada pessoa.

O horror!

*Publicado em 02/06/2016