Ministro iraquiano inaugura aeroporto em campo de pouso usado há 7 mil anos

14/10/2016 às 13:222 min de leitura

Você leu o título acima e achou meio estranho esse papo de inauguração de aeroporto em campo de pouso usado há 7 mil anos? Afinal, os aviões propriamente ditos só começaram a transitar pelos céus a partir do início do século 20. Então, quem diabos estaria usando o local para a circulação de aeronaves 5 mil anos antes de Cristo? Segundo Kadhem Finjan al-Hamami, Ministro dos Transportes do Iraque, os antigos sumérios, ué!

A imagem não é lá aquelas coisas, mas esse aí no meio é o ilustre Ministro dos Transportes iraquiano

Segundo o portal Middle East Monitor, a afirmação aconteceu no dia 1º de outubro, enquanto o ministro discursava durante a inauguração de um novo aeroporto ao sul da província de Dhi Qar. Conforme ele disse, naquele mesmo sítio, há 7 mil anos, os sumérios costumavam receber e enviar espaçonaves a outros planetas — e citou os trabalhos do russo Samuel Kramer, um renomado professor e especialista na Antiga Suméria. Evidentemente, a declaração virou piada.

Berço da humanidade

De acordo com April Holloway, do portal Ancient-Origns, os sumérios foram o primeiro povo a se fixar na Mesopotâmia, isso há mais de 7 mil anos, estabelecendo a Suméria entre os rios Tigre e Eufrates, em uma região que hoje corresponde ao Iraque. Por volta do ano 4000 a.C., eles já haviam desenvolvido um avançado sistema de escrita e se tornado consumados matemáticos, arquitetos e astrônomos.

Exemplo de arte criada pelos antigos sumérios

E falando em astronomia, segundo April, existem registros das observações feitas pelos antigos sumérios entre os anos 3500 e 3200 a.C. Para esse povo, os eventos astronômicos eram incrivelmente importantes, já que eles associavam os diferentes planetas com deuses presentes em sua religião e mitologia — como era o caso de Marduk, sua principal divindade e patrona da cidade de Babilônia, o qual era representado no céu por Júpiter.

Ademais, de acordo com Samuel Kramer, o especialista citado pelo ministro iraquiano, os sumérios foram os primeiros a desbravar uma série de áreas do conhecimento humano, como política, filosofia, direito, ética, literatura, agricultura, medicina etc., portanto não foi à toa que a Antiga Suméria ficou conhecida como o Berço da Humanidade.

Astronautas do passado

Voltando ao discurso de al-Hamami, ele disse aos presentes que os primeiros aeroportos da Terra teriam sido construídos no quinto milênio antes do nascimento de Jesus, mais precisamente em Dhi Qar. Ainda segundo o ministro, os sumérios teriam sido os primeiros a descobrir o planeta-anão Plutão e, como se fosse pouco, eles seriam anjos e teriam enviado naves espaciais com destino a outros mundos.

Não existem provas de que os antigos sumérios eram astronautas

Curiosamente, apesar de o ministro iraquiano mencionar os trabalhos de Kramer como base de suas alegações, a verdade é que o pesquisador jamais escreveu a respeito de aeroportos construídos pelos antigos sumérios, muito menos sobre o seu envolvimento com espaçonaves alienígenas.

As declarações de al-Hamami foram duramente criticadas, obviamente, mas alguns defensores das teorias sobre os antigos astronautas apoiaram o ministro. Afinal, para esse pessoal, a Terra foi visitada inúmeras vezes por seres de outros planetas — que vieram até aqui para travar contato com os humanos —, e a antiga Suméria teria sido um dos primeiros destinos dos extraterrestres. E você, caro leitor, o que acha?

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: