8 multas que a maioria das pessoas desconhece

27/01/2017 às 13:463 min de leitura

Como você sabe, para conseguir a carteira de motorista, é necessário passar por aulas teóricas e práticas — que nos ensinam como dirigir, como entender todos os sinais de trânsito e como devemos nos comportar enquanto circulamos pelas vias —, e passar por testes para provar que estamos habilitados a dirigir automóveis.

Mas, apesar de todo o conhecimento que se adquire durante esse período, nem sempre o condutor conhece todas as penalidades que ele pode receber se não andar na linha. Veja algumas das multas que a maioria das pessoas desconhece a seguir e fique atento para não ter prejuízos financeiros — ou até perder a sua carteira de habilitação!

1 – Espirrar água nas pessoas que estão no ponto de ônibus

Quem está na calçada esperando pelo ônibus costuma manter certa distância das guias. Isso não acontece apenas por segurança, mas principalmente porque, nos dias de chuva, o risco de tomar um belo banho é bem grande. Pois os motoristas que molham essas pessoas podem ser penalizados, portanto, se você quiser evitar levar alguns pontos na carteira e pagar uma bela multa, tire o pé do acelerador quando estiver chovendo e cuide para não molhar ninguém.

2 – Pane seca

Ficar sem combustível não é nada bom, principalmente quando se está muito longe de um posto de gasolina. Mas o problema não é apenas estar distante de um lugar para reabastecer ou ter que ficar parado esperando por ajuda. Isso pode gerar uma multa. É obrigação do motorista garantir que o veículo terá combustível suficiente para chegar ao seu destino, caso contrário, estará infringindo a lei e terá de arcar com as consequências.

3 – Não permitir a passagem pela esquerda

Todo mundo sabe que, salvo nos países onde se dirige do "outro lado da rua", para ultrapassar em segurança, deve-se fazer isso pela faixa da esquerda. Mas você já reparou que sempre tem aquele motorista que fica andando devagar e obstruindo essa pista, fazendo com que os demais precisem diminuir a velocidade ou ultrapassar pela direita? Impedir a passagem resulta em multa.

4 – Dirigir com o farol apagado de dia

Por estar claro durante o dia, a maioria das pessoas dispensa ligar o farol. Porém, com a nova legislação, os motoristas que forem pegos nas estradas federais com os faróis desligados serão multados.

5 – Dirigir devagar

Dirigir abaixo da velocidade mínima também pode gerar multa, por isso, nada de desacelerar e ficar passeando. A velocidade mínima corresponde à metade da velocidade máxima da via. A exceção ocorre em casos de congestionamento que impeçam a circulação.

6 – Dirigir ouvindo música alta

Para aqueles que adoram colocar o som no máximo, atenção para a multa. O limite de som é de 80 dB (decibéis). Esse limite é estabelecido para que seja possível ouvir o som ao redor e ficar atento ao trânsito.

7 – Levar animais no carro

Transportar animais não é proibido e não gera multas, mas eles devem estar devidamente protegidos com cintos de segurança apropriados para não sofrerem acidentes. Porém, quando os bichinhos viajam como “copilotos”, no colo ou entre as pernas do motorista, isso pode gerar multas.

8 – Usar a buzina

A buzina de um carro tem a função de alertar no trânsito, e o uso com outros objetivos pode gerar multa. Ficar buzinado na frente de uma casa para chamar alguém ou não tirar a mão dela como forma de reclamar do motorista que se encontra na frente, acaba gerando multa.

***

E você, caro leitor, conhecia todas essas multas? Então é bom ficar atento a partir de agora e andar na linha para evitar ao máximo ser penalizado por deslizes no trânsito. Afinal, muitas vezes acabamos cometendo infrações sem nem perceber. No entanto, vale lembrar que você deve recorrer sempre que tiver razão, pois em alguns casos, por ser um ato rápido, o aviso de multa pode ser enviado para o motorista errado.

Aliás, uma forma de comprovar a localização do seu veículo em determinada data e hora é o uso de rastreadores veiculares, embora o processo de comprovação junto ás autoridades nem sempre seja tão rápido e direto como desejamos! Mas é sempre válido brigar pelos nossos direitos, você não acha?

* Assessoria

Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: