Esta ilustração mostra quanto espaço urbano é dedicado aos pedestres

03/05/2017 às 04:231 min de leitura

Mesmo para aqueles que moram em cidadezinhas pequenas, basta dar uma voltinha na rua para constatar que estamos cada vez mais cercados por automóveis. Aliás, você consegue visualizar quanto espaço é reservado para a circulação de veículos e quanto sobra para os pedestres? Não? Então, confira a ilustração a seguir, criada pelo artista gráfico sueco Karl Jilg:

Karl Jilg

Como você acabou de ver, Jilg retratou as ruas como profundos abismos, enquanto que as calçadas aparecem como passagens estreitas e as faixas de pedestres são representadas por tábuas de aspecto frágil e bem pouco seguro. O mais interessante é que a ilustração mostra — de forma criativa — a realidade da grande maioria das cidades, que oferecem muito mais áreas para a circulação de automóveis do que para os habitantes.

De acordo com Leanna Garfiled, do site Business Insider, na verdade, a ilustração foi criada em 2014, a pedido da agência governamental de trânsito sueca, responsável pela construção e manutenção das redes viárias do país. No entanto, ela traduz perfeitamente o que muitos pedestres sentem ao disputar o espaço com os milhares de automóveis em circulação, mesmo em áreas projetadas para abrigar grandes concentrações de pessoas — como é o caso de bairros comerciais.

A boa notícia é que algumas cidades estão tentando reverter essa realidade — tentando aumentar o espaço dedicado ao lazer e à circulação de pessoas. Aqui no Brasil mesmo, é cada vez mais comum que os grandes centros urbanos interditem o trânsito em alguns locais aos finais de semana, por exemplo, para que a população possa desfrutar desses espaços, e também existem algumas áreas pelo mundo onde os automóveis são proibidos. Contudo, a divisão da superfície entre pedestres e veículos ainda está bem longe de alcançar um equilíbrio.

***

O Mega está concorrendo ao Prêmio Influenciadores Digitais, e você pode nos ajudar a sermos bicampeões! Clique aqui e descubra como. Aproveite para nos seguir no Instagram e se inscreva em nosso canal no YouTube.

Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: