7 comidinhas que você não deve guardar no refrigerador

16/05/2014 às 05:432 min de leitura

Você é do tipo que guarda tudo no refrigerador — de açúcar a manteiga, incluindo todo tipo de leguminosa, café e até mesmo óleo —, usando o eletrodoméstico como uma espécie de despensa multiuso? Pois, de acordo com o The Huffington Post, existem alguns alimentos que não devem ser armazenados dentro da geladeira, seja para evitar a alteração do sabor, de sua composição e até o surgimento de mofo. Confira sete deles a seguir:

1 – Azeite de oliva

Embora o ideal seja guardar os vidros de azeite fora do alcance da luz direta e em locais frescos, não é indicado armazenar esse produto na geladeira. Isso porque o frio pode provocar sua condensação e alterar sua consistência, tornando-o mais espesso e, algumas vezes, deixando o azeite quase como uma manteiga.

2 – Batatas

Este é um alimento que muita gente costuma guardar no refrigerador. No entanto, as baixas temperaturas podem fazer com que o amido presente nas batatas se converta em açúcar mais rapidamente, deixando o seu sabor mais adocicado e sua consistência mais “farinhenta”. O ideal neste caso é armazenar os tubérculos em sacos de papel ou embrulhados em jornal e mantê-los em um local fresco — não frio — e arejado.

3 – Cebolas

Outro alimento que muitas pessoas costumam armazenar na geladeira são as cebolas. Contudo, a umidade do refrigerador pode fazer com que essas plantas mofem e se tornem mais molengas. Assim, mantenha as cebolas em um local seco e fresco e, de preferência, longe das batatas, já que os dois alimentos se deterioram mais rapidamente quando são guardados juntos.

4 – Tomates

A baixa temperatura das geladeiras pode fazer com que o processo de amadurecimento dos tomates pare, comprometendo o sabor dos frutos. Além disso, os refrigeradores podem afetar a textura desses alimentos, já que o frio provoca o rompimento das membranas interiores, tornando os tomates mais farinhentos.

5 – Manjericão

Uma das características mais marcantes do manjericão é o seu aroma. Quando essa planta fica armazenada na geladeira, as folhas absorvem os odores dos outros alimentos guardados ali, além de murcharem mais depressa também. Para que o manjericão dure por mais tempo, mergulhe a planta em água fervente por apenas alguns momentos e congele as folhas.

6 – Café

Armazenar o café na geladeira — algo que muita gente tem o costume de fazer — pode fazer com que ele perca seu sabor e absorva os odores de outros alimentos guardados no refrigerador. O melhor é manter o produto em um local fresco e longe da incidência de luz direta. Contudo, grandes quantidades podem ser mantidas no freezer.

7 – Pão

A não ser que se trate do pão fatiado que você pretende usar para fazer um sanduíche em breve, guardar esse produto na geladeira pode fazer com ele se torne seco mais rapidamente. Caso você não tenha intenção de consumi-lo em poucos dias, guarde o pão no freezer — devidamente embalado para que ele retenha sua umidade — até que você decida fazer aquele lanche. Aliás, antes de utilizá-lo, espere até que o pão tenha descongelado completamente.

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: