Os “Top”: veja quais são as cores, sabores e sons favoritos pelo mundo

20/01/2015 às 14:093 min de leitura

Qual é a sua cor favorita? Você gosta mais de gato ou de cachorro? E com respeito aos números, existe algum que seja mais significativo para você? Todo mundo tem suas predileções e, apesar de algumas vezes gostarmos de coisas incomuns, a verdade é que existem grandes chances de que as nossas preferências coincidam com as de muita gente.

Pois Mary Jo DiLonardo do site Mother Nature Network reuniu em um artigo uma lista de favoritos “universais”, e nós do Mega Curioso selecionamos alguns deles para você conferir. Será que algum dos itens abaixo coincide com as suas predileções?

1 – Animal de estimação

Estabelecer qual é o animal de estimação mais querido de todos não é tão simples como parece. Nos EUA, por exemplo, vários levantamentos apontaram que cães e gatos são os grandes vencedores dos corações norte-americanos, com 47,6% dos lares do país abrigando cachorros, e 37,3% servindo de casa para os gatos. Mas, não pense que os nossos amiguinhos caninos levam o prêmio assim, de mão beijada.

Segundo Mary, é muito comum nos EUA que os donos de gatos tenham mais de um em casa e, em números, a população felina no país é de 95,6 milhões de bichanos — contra 83,3milhões de cães. Já aqui no Brasil, de acordo com um levantamento feito pela Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação em 2012, a maioria dos lares são “cachorreiros”.

Existe uma população de 35,7 milhões de cachorros no país contra 19,8 milhões de gatos. E não pense que os felinos ficaram em segundo lugar na preferência nacional não! Eles vêm depois dos peixes de estimação que, por aqui, somam uma população de 25 milhões.

2 – Cor

Qual era a sua cor favorita mesmo, o azul? Se essa era a sua resposta, saiba que você não está sozinho nessa! Em um levantamento realizado pela fabricante de tintas Dulux em 30 países, mais da metade dos participantes disseram que sua cor favorita era o azul. O vermelho e o verde não ficaram muito atrás, e o amarelo não se saiu muito bem na pesquisa, ocupando uma das últimas posições.

Curiosamente, segundo Mary, uma especialista em psicologia das cores explicou que o azul tem mais significados complexos e contraditórios do que qualquer outra tonalidade. Isso porque, apesar de a maioria dos azuis transmitirem a ideia de lealdade, limpeza e confiança, eles também são tons frios, e estão associados à sensação de melancolia.

3 – Número

Mesmo que você não seja adepto de fazer uma “fezinha” de vez em quando, deve ter um número favorito. Pois Alex Bellos, um entusiasta da matemática, resolveu criar um site para descobrir qual era o numeral mágico predileto em todo mundo. E, depois de contabilizar as respostas de 30 mil participantes, você sabe qual foi o grande vencedor? O 7! Por acaso, esse é o seu também?

Além do número 7, o 8 e o 3 também tiveram bons resultados na pesquisa, e Bellos chegou a compartilhar algumas considerações de pessoas que participaram do levantamento. Entre as justificativas, teve gente que disse ter escolhido o sete por esse ser o número de chacras do corpo, a quantidade de planetas vizinhos que a Terra possui no Sistema Solar e porque ele transmite a sensação de conforto.

4 – Sorvete

Você tem um sabor de sorvete favorito? Pois segundo Mary, um levantamento revelou que, pelo menos nos EUA, 27% da população prefere o sorvete de chocolate aos demais, e o de baunilha ficou em segundo lugar, com 23% da preferência dos norte-americanos. Os sabores de cookies e creme ficaram em terceiro, com 22% das escolhas.

Aliás, esse mesmo levantamento revelou outras informações interessantes. Separando a pesquisa por gêneros, as mulheres preferem o sorvete de chocolate, mas os homens — com uma diferença bem pequenina — dizem gostar mais do de baunilha. E sabe o que mais? Um total de 2% dos participantes na pesquisa disse não gostar de sorvete!

5 – Palavra

Neste caso, não se trata bem de uma palavra favorita, mas sim da mais popular no planeta — e em quase todos os idiomas. Estamos falando do famoso “hã?”, que todo balbucia no lugar de expressões como “hein?”, “o que você disse?”, “como é?” etc. Um grupo de pesquisadores do Instituto Max Planck de Psicolinguística avaliou gravações de conversas de vários países, descobrindo que essa pequena vocalização aparecia em todas e com o mesmo significado.

As gravações incluíam conversas em russo, italiano e islandês, assim como dialetos indígenas falados no Laos e em Gana, e os pesquisadores perceberam que o “hã?” era pronunciado em de maneira bem semelhante em todos os idiomas avaliados quando os interlocutores indagavam sobre alguma coisa.

Segundo explicaram, essa palavra é tão eficiente em servir à sua função específica — a de indagar —, que ela acabou surgindo em diferentes idiomas de maneira independente pelo mundo, se transformando em um vocábulo praticamente universal.

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: