Suco de fruta pode substituir 50% da gordura dos chocolates

14/08/2012 às 12:011 min de leitura

(Fonte da imagem: Thinkstock)

Se você é um chocólatra incorrigível, vai adorar saber que, de acordo com uma notícia publicada pelo site Futurity, pesquisadores da Universidade de Warwick, na Inglaterra, conseguiram substituir metade da gordura presente nas barras de chocolate convencionais por suco de fruta, sem alterar, com isso, a sua tradicional textura.

Na verdade, um dos aspectos que tornam o chocolate tão saboroso e irresistível é o fato de que ele simplesmente derreta na boca. Isso se deve à quantidade de gordura — ou manteiga de cacau — presente na receita, conferindo ao doce essa característica de se desmanchar em temperaturas entre os 34 e 38 graus Célsius.

Entretanto, ao eliminar parte da gordura do chocolate, também acabamos eliminando essa característica — por acaso você já comeu uma barra dietética? —, e grande parte do prazer de saboreá-lo. O chocolate desenvolvido pelos pesquisadores, por outro lado, apresenta exatamente a mesma textura das barras tradicionais, mas com a metade da gordura.

Textura cremosa e sabor de verdade

Os pesquisadores conseguiram substituir 50% da gordura cristalizada presente nas barras de chocolate ao leite, meio amargo e branco, substituindo essa substância por minúsculas gotículas de suco de frutas — como o de laranja e o de mirtilo — ou por uma mistura de água com ácido ascórbico (vitamina C).

O resultado é uma barra que derrete na boca, igualzinha aos chocolates tradicionais, que pode ter um sabor levemente frutado — caso seja adicionada a mistura de suco de fruta — ou que mantenha o sabor só de chocolate mesmo, caso seja utilizada a mistura com água e vitamina D. Será que isso quer dizer que poderemos devorar o dobro de barras pela metade da culpa?

Fontes: Futurity e Universidade de Warwick

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: