Há tempos que o hambúrguer deixou de ser um prato de fast food para ganhar espaço nos restaurantes do mundo todo como opções gourmet, mas a verdade é esta: é difícil não se apaixonar por um hambúrguer suculento, seja ele de carne ou vegetariano.

Pelo título do texto, você já deve saber que hoje, 28 de maio, é o Dia Internacional do Hambúrguer, mas você conhece a história da guloseima? Embora as origens do hambúrguer sejam incertas, uma das possibilidades mais conhecidas é a de que ele tenha sido criado em Hamburgo, na Alemanha, como um simples bolinho de carne moída temperada e frita, provavelmente no século XIX.

A receita teria sido trazida de países bálticos, onde a carne temperada era consumida crua. No entanto, o prato da forma como conhecemos só passou a ser preparado no começo do século XX, com o acréscimo do pão e outros ingredientes.

a(Fonte: Wikimedia Commons)

Pai do hambúrguer?

Quem leva o crédito pela ideia de criar um “sanduíche de hambúrguer” são os americanos: enquanto os bolinhos de carne frita já eram consumidos por todo o mundo, foi nos Estados Unidos que alguém teve a brilhante ideia de colocar tudo dentro de um pão, juntamente com queijo, alface, tomate, cebola, picles e outros condimentos. A receita se popularizou com as necessidades de alimentação rápida da era industrial e, com isso, tornou-se sinônimo de fast food.

Curiosidades

  • De acordo com o Livro dos Recordes Guinness, o maior hambúrguer do mundo foi feito na Alemanha em 2017 e pesava pouco mais de uma tonelada

a(Fonte: Guinness World Records)

  • Os hambúrgueres se tornaram realmente populares nos Estados Unidos após a Feira Mundial de St. Louis, que aconteceu em 1904

a(Fonte: Wikimedia Commons)

  • O restaurante Honky Tonk, em Londres, vendeu um hambúrguer feito com lagosta, caviar, bife kobe, trufas negras, ovo de pata e folhas comestíveis de ouro. Batizada de "glamburger", a iguaria custava em 2014 a bagatela de 1.100 libras, o equivalente, hoje, a R$ 7,2 mil.

a(Fonte: CNBC)

  • Um estudo feito em 2013 mostrou que a rede de fast food McDonald's vendia cerca de 75 hambúrgueres por segundo no mundo todo. Isso significa 4.500 hambúrgueres por minuto, 270 mil por hora, 6,48 milhões por dia e 2,36 bilhões por ano. Alguns dados, porém, indicam que a rede vende nada menos que 50 milhões de hambúrgueres por dia em seus quase 38 mil restaurantes espalhados pelo planeta.

a(Fonte: WorldAtlas)