A ONG indiana Sulabh International comemorou o Dia Internacional do Vaso Sanitário na última quarta-feira (19) cortando um bolo de 750 kg confeccionado em forma de privada. A intenção do “aperitivo” é sensibilizar o país para o debate sobre instalações sanitárias.

Na Índia, 120 milhões de casas não têm banheiros ou acessórios sanitários mínimos, segundo informa Bindeshwar Pathak, diretor e fundador do órgão, em entrevista à agência de notícias EFE (via Folha). O bolo foi provado por centenas de estudantes que apoiam a causa e participam do evento, que se tornou tradição a partir de 2001.

O acesso às condições básicas de higiene é uma das formas de se combater doenças na Índia e, neste ano, até mesmo o primeiro-ministro do país se disse comprometido com a luta. “Este ano é muito importante porque o primeiro-ministro da Índia assumiu esta causa com todo seu coração”, diz também Pathak.

Recorde mundial

Além de se constituir como símbolo pela luta à melhoria das instalações sanitárias indianas, o bolo de 750 kg poderá entrar também para o Livro dos Recordes. “Visamos também o recorde mundial. Atualmente, um bolo no formato de privada de 650kg detém o título. Então iremos bater a marca com 100 kg de vantagem”, comentou Virender Singh Datta, presidente do international Institute os Culinary Arts (IICA) durante a cerimônia.

Mais de 30 pessoas dentre chefes de cozinha e decoradores participaram da confecção do bolo. O time de culinária usou 50 kg de nozes e frutas, 250 kg de chocolate, 150 litros de creme e 50 kg de morango. A preparação do maior bolo em formato de privada do mundo levou o tempo de quatro dias.

Via Em Resumo