Pesquisa garante que o lugar no restaurante interfere na sua refeição

06/04/2015 às 07:302 min de leitura

A pesquisa de Brian Wansink vai dividir opiniões. Esse psicólogo de alimentos passou vários anos estudando os hábitos alimentares de várias pessoas e chegou a uma conclusão: o lugar que você escolhe para se sentar em um restaurante vai determinar o quanto — ou o que — você comerá durante a sua refeição.

Ele não estudou o que as pessoas comem, mas como elas se comportam em um estabelecimento como um restaurante, uma lanchonete ou algum lugar do tipo. O resultado foi impressionante e Wansink dá várias sugestões que podem influenciar no assento escolhido da próxima vez que você sair para almoçar ou jantar.

Dicas valiosas

Você é alguém que não dispensa a sobremesa, mas sabe que deveria? Então prefira uma mesa que esteja perto do bar do restaurante. 73% das pessoas que lá sentam acabam dispensando o doce depois da refeição. E, se quiser um jantar mais saudável, 80% dos que escolhem o lugar perto da janela preferem pedir uma salada.

Sabe por que alguns estabelecimentos deixam a luz baixa e a música alta? Para que você consuma mais. Brian constatou que aqueles lugares que possuem boa iluminação e onde a música é suave, de fundo, você acaba comendo bem menos. Você acaba se sentindo mais ansioso e não aproveita a comida do seu prato como deveria.

E sempre, sempre mesmo, peça o que você quer comer. Por exemplo: se você está com vontade de saborear um suculento pedaço de carne vermelha, não o substitua por um filé de frango grelhado. Sua vontade não será satisfeita e, sem pensar duas vezes, pedirá o bife mais tarde, comendo bem mais do que deveria.

Mais alguns sábios conselhos

Brian Wansink não para por aí. Ele ainda dá algumas sugestões gerais que servem para todas as pessoas: se você quer economizar e maneirar na comida, escolha um prato menor, olhe todo o buffet antes de decidir o que vai comer, sentando-se longe e de costas para ele. Assim, fica bem mais fácil comer bem e de forma saudável.

Bom, quem sabe o psicólogo não esteja errado. Talvez seja por isso que algumas pessoas têm o seu lugar preferido no restaurante ou até mesmo na mesa de jantar da própria casa, não é? Será mesmo que faz sentido toda essa pesquisa de Brian? E você, o que acha desse estudo? Conte-nos a sua opinião.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: