Star Wars Kid: conheça um dos casos mais famosos de cyberbullying do mundo

10/05/2013 às 07:082 min de leitura

Você provavelmente já assistiu ao vídeo a seguir, no qual um garoto gorducho aparece imitando um guerreiro Jedi. O material vazou na internet há dez anos e já foi visualizado quase 1 bilhão de vezes, mas o mais importante sobre o fato é que ele se tornou um dos casos de cyberbullying mais comentados em todo o mundo. Confira abaixo:

Toda a história aconteceu porque o rapaz do clipe, o canadense Ghyslain Raza, resolveu gravar um vídeo de si mesmo imitando o vilão Darth Maul de Star Wars, empunhando um taco de golfe como sabre de luz. Aparentemente, Raza fez a gravação porque ia participar de uma apresentação no colégio, e queria conferir como estava o seu desempenho. No entanto, os “colegas” do garoto roubaram o material e o postaram na internet.

Ataque violento

O vídeo se transformou em um viral, Raza virou alvo de um dos mais violentos ataques de cyberbullying de todos os tempos e toda a confusão acabou se transformando em um comentado processo judicial. Dez anos se passaram, e pela primeira vez em todo esse tempo Ghyslain Raza resolveu comentar o caso.

Em entrevista ao periódico canadense Maclean’s, Raza relembra os comentários maldosos, as burlas e até as mensagens de internautas sugerindo que ele cometesse suicídio. Além disso, o garoto – então com 14 anos — perdeu todos os amigos que tinha, teve que mudar de colégio, aguentou os insultos dos colegas da instituição e acabou em um hospital psiquiátrico. Sobre acabar com a própria vida, Raza admite que chegou a considerar seriamente a possibilidade.

Hoje, Ghyslain Raza é formado em Direito e decidiu falar sobre a sua triste experiência ao perceber uma escalada em casos de cyberbullying no mundo, que muitas vezes acabam levando as vítimas a cometer o suicídio. O rapaz reforça que ,se vivesse a mesma situação novamente, ele demandaria que as autoridades estudantis oferecessem mais apoio, e pede às vítimas de ataques similares que nunca se esqueçam de que elas não estão sozinhas.

Imagem

Últimas novidades em Artes/cultura

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: