Festival traz pessoas vestidas de demônios soltando fogos de artifício

11/02/2015 às 08:182 min de leitura

Durante um final de semana, um festival bastante estranho — e até assustador para alguns — toma conta das ruas do distrito de Gràcia, em Barcelona. Homens fantasiados de demônios correm pelas vias estreitas do lugar soltando fogos de artifício. A festividade é conhecida como "La Festa dels Foguerons de Sa Pobla a La Gràcia".

As comemorações acontecem no sábado e no domingo, mas na quinta e na sexta-feira as coisas já começam a esquentar. Grupos culturais locais se apresentam, e há degustações de alimentos tradicionais de Maiorca, como linguiça de porco e biscoitos feitos com azeite. O festival recebe não só espanhóis, mas pessoas do mundo inteiro.

No sábado à noite é que a brincadeira começa de verdade. Grupos de pessoas formam grandes torres humanas na praça da Vila e seguem em procissão até a praça da Virreina. As pessoas fantasiadas com máscaras de demônios vão correndo na frente, soltando fogos de artifício, abrindo caminho para o povo que chega logo atrás.

Galeria 1

Depois que a procissão acaba, grandes fogueiras são acesas em todas as praças do distrito, e a folia continua pelo final de semana inteiro com danças, músicas, comidas e bebidas, pessoas se divertindo e muito mais. Essa, definitivamente, é uma grande festividade, que conquista moradores e visitantes, mesmo que cause estranheza.

Como tudo começou

Hoje, a comemoração se transformou em uma grande troca de culturas entre a população maiorquina e o povo catalão. Mas ela começou em 1992, quando Antoni Torrens, um morador de Sa Pobla, na ilha de Maiorca, foi visitar, no começo de janeiro, os seus filhos que tinham começado a estudar em Barcelona.

Em Maiorca, estava acontecendo o Festival de Sant Antoni, o santo padroeiro dos animais, e Torrens não queria que seus filhos — que cresceram presenciando essa comemoração — perdessem a festividade. O que ele fez? Levou uma pequena parte da festa até Barcelona, acendendo uma fogueira na praça do Diamante, uma das diversas praças do distrito.

Em Sa Pobla, o festival acontece nos dias 16 e 17 de janeiro. No primeiro deles, os ilhéus comemoram a vitória do santo sobre as tentações do mal. No segundo, é celebrado o dia do santo junto com a população, e todos os animais recebem as bênçãos dos sacerdotes locais. Depois disso, muita festa e animação se estendem pela ilha.

Últimas novidades em Artes/cultura

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: