12 vantagens improváveis de aprender um novo idioma

21/04/2016 às 09:383 min de leitura

1 – Você consegue aprender outras coisas mais rapidamente

Conhecer uma nova língua exige que sua mente seja ágil e exercite muitas habilidades cognitivas, por isso sua memória sai ganhando, e o que quer que você aprenda enquanto explora novos idiomas é mais bem retido em seu cérebro – aliás, aprender mais de uma língua ao mesmo tempo também é uma ótima ideia.

Estude!

2 – Aprender matemática também fica mais simples

Galera de Humanas, eis uma boa notícia: um estudo realizado em 2007 comprovou que aprender um novo idioma melhora sua capacidade de entender o mundo dos números. Uma pesquisa de 1997 mostrou a mesma coisa: estudantes que dedicavam apenas 90 minutos por semana ao aprendizado de uma língua estrangeira tiveram melhores notas em matemática. A razão disso tudo pode estar no fato de que aprender novos idiomas requer esforço lógico, que também é usado na área de exatas.

Uma coisa ajuda a outra. =)

3 – Você se torna um ouvinte melhor

Eis uma habilidade útil em todos os setores da sua vida: quando você está aprendendo linguagens estrangeiras, é fundamental aprender a ouvir com cautela e calma, até mesmo para que sua pronúncia saia como o esperado. O mais legal de tudo é que isso faz com que você se coloque no lugar do outro e aprenda a enxergar a vida por aspectos diferentes.

O segredo é se dedicar.

4 – Mais e mais foco

Já é comprovado que pessoas que falam mais de um idioma conseguem prestar mais atenção nas tarefas que realizam, o que é ótimo em termos de estudo, trabalho e até mesmo em tarefas cotidianas. Compreender uma língua nova exige foco e disciplina, que são dois hábitos que você acaba levando para outros campos da sua vida.

Assim fica fácil.

5 – Aumenta sua confiança

É até meio óbvio, mas não custa lembrar: quando tentamos conquistar um objetivo novo e conseguimos, isso nos faz bem e aumenta nossa autoconfiança, independente da proporção do progresso. Se você consegue manter um pequeno diálogo com uma pessoa de outro país, na língua nativa dela, já é uma glória incrível.

\o/

6 – Previne doenças cerebrais

Aprender novas coisas é para o cérebro o que a academia é para os músculos, e, em termos de saúde mental, manter o cérebro ativo e em constante aprendizado é algo que pode prevenir o Mal de Alzheimer e a demência, por exemplo – ou, no mínimo, retardar o aparecimento dos primeiros sintomas em até 5 anos.

Essa parte é ótima!

7 – Melhora o conhecimento que você tem da sua língua nativa

Pois é. Aprender outros idiomas vai fazer com que você entenda melhor a própria Língua Portuguesa, afinal você acaba descobrindo as origens das palavras, relembrando as nomenclaturas de formações linguísticas, revendo questões de gramática e vocabulário. Ou seja: perfeito!

Pura verdade.

8 – A criatividade vai a mil!

Descobrir palavras em idiomas diferentes é como montar um quebra-cabeça, o que faz com que você se force a ser criativo na hora de formar sentenças – já se sabe, por exemplo, que pessoas bilíngues têm um pensamento mais criativo do que aquelas que só falam uma língua.

Viva a criatividade!

9 – Você conhece outras culturas

Eis uma das coisas mais legais de tudo isso: mergulhar na cultura dos países que falam a língua que você está aprendendo. A verdade é que o idioma é algo intensamente cultural e, justamente por isso, não se pode traduzir textos e sentenças ao pé da letra – cada país e cada região têm suas particularidades nesse sentido e, quando aprende sobre elas, você acaba fazendo um delicioso intercâmbio cultural.

Tá tudo ligado.

10 – Sua vida profissional agradece

Não há como negar: vivemos em um mundo competitivo e quanto mais habilidades você tiver em seu currículo, melhor. Independente de qual seja a sua profissão, ter fluência em outro idioma é algo que pode dar a você o destaque que você queria diante dos outros candidatos.

Eis um jeito de melhorar seu currículo.

11 – Viajar vai ter outro significado

Ir para a Inglaterra, por exemplo, sabendo falar inglês é muito melhor! Não depender de guias turísticos a todo momento nem ter que andar com um dicionário em mãos ou ficar com medo de não saber o que fazer é, sem dúvida, uma forma libertadora de viajar.

Liberdade!

12 – Melhorar seus relacionamentos

Saber falar outros idiomas faz com que, em algum ponto da sua vida, você conviva com pessoas de outros países, e isso é ótimo em termos de relacionamentos. Conhecer de perto a vida de estrangeiros é uma forma de ter interações – profissionais, amorosas, de amizade, tanto faz – mais ricas e mais intensas, e você com certeza vai levar isso para o resto da sua vida.

Conhecer novas pessoas é tudo de bom!

***

Você considera importante falar outro idioma? Comente no Fórum do Mega Curioso

Imagem

Últimas novidades em Artes/cultura

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: