4 questões sobre o Halloween explicadas historicamente

28/10/2016 às 05:412 min de leitura

1. Como o Dia das Bruxas foi criado?

Tudo começou há milhares de anos, com o povo celta, que ocupava o que hoje conhecemos como a Irlanda, a Grã-Bretanha e o norte da França. Naquela época, eles celebravam o Ano-Novo no dia 1º de novembro, que também era o início do inverno. Assim, o dia 31 de outubro simbolizava o fim do ano e era chamado de “Samhain”.

Nessa data, os celtas acreditavam que a linha que separa o mundo dos vivos e o dos mortos se tornava tênue, permitindo que os fantasmas retornassem à Terra. Apesar de eles poderem fazer o mal, havia também o lado positivo: os druidas, líderes religiosos, poderiam aproveitar a presença dos espíritos para prever o futuro!

No “Samhain”, as pessoas vestiam fantasias feitas com cabeças de animais e acendiam grandes fogueiras, nas quais eram realizados sacrifícios. Além disso, eles deixavam comidas e bebidas nas portas das casas para que os fantasmas pudessem se alimentar.

Em 43 d.C., o Império Romano, que já havia conquistado boa parte do território, acabou misturando as festividades celtas com a “Feralia”, a comemoração romana que celebrava os mortos.

2. Por que usamos fantasias?

Como explicado anteriormente, as pessoas costumavam se adornar com cabeças e peles de animais. A ideia era “se misturar” aos espíritos que vinham à Terra para não despertar a ira deles.

3. Como o “Samhain” se tornou Halloween?

Depois que os romanos habilmente mesclaram a cultura do dominante com o dominado, o cristianismo chegou ao local, e adivinha só: o feriado miscelânea teve que mudar novamente. Afinal, os cristãos também quiseram impor os seus costumes. Dessa forma, o dia 1º de novembro virou o “Dia de Todos os Santos”. Esse feriado era também chamado em inglês medieval de All-hallowmas. A noite anterior – 31 de outubro –, quando era celebrado o Samhain, passou então a ser chamada de All-hallows Eve (Véspera do Dia de Todos os Santos, em português), que com o tempo virou Halloween.

4. De onde vieram as abóboras?

Na Irlanda e na Grã-Bretanha, existe a lenda do “Jack O'Lantern”, um homem grosseiro e que durante uma bebedeira acabou fazendo alguns tratos com o Diabo. Sem ter cumprido com a sua palavra, ele foi expulso do céu e do inferno e condenado a vagar com um pedaço de carvão para guiar seu caminho na escuridão. Jack então colocou o carvão dentro de um nabo e saiu perambulando.

Agora você deve estar se perguntando, qual é a relação entre um nabo e uma abóbora, certo? A explicação é simples: as abóboras abundavam nos Estados Unidos e eram muito mais fáceis de esculpir do que um nabo.

Agora você já sabe de onde vieram tantos costumes que se perpetuam ao longo dos anos.

Imagem

Últimas novidades em Educação

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: