Que tal comemorar o Saint Patrick’s Day derrubando 7 mitos sobre a cerveja?

17/03/2015 às 12:303 min de leitura

Como você sabe, anualmente, no dia 17 de março, é comemorado o Dia de São Patrício. Apesar de essa ser uma festa tipicamente irlandesa, a celebração acabou se espalhando pelo mundo e vem ganhando cada vez mais adeptos — especialmente entre aqueles que adoram saborear uma bela cervejinha.

Como no ano passado postamos aqui no Mega Curioso uma matéria — que você pode acessar através deste link — revelando as origens e uma porção de curiosidades sobre o St. Patrick’s Day, este ano decidimos brindar à data derrubando 7 mitos sobre a cerveja. Prepare o seu copo e vamos lá!

1 – Guardar a cerveja deitada na geladeira a faz gelar mais depressa

Na verdade, a melhor posição para armazenar e gelar as cervejas é de pé, já que dessa forma a superfície de contato do líquido com o ar é menor. Além disso, o ideal é que a cerveja seja resfriada gradualmente, e ela só deve ser colocada no congelador para dar aquela geladinha momentos antes de ser servida.

 2 – A cerveja não combina com um estilo de vida equilibrado

A cerveja é produzida a partir de ingredientes naturais como o lúpulo, a água, a levedura e os grãos de cevada e de outros cereais maltados. Assim, o lúpulo — um dos ingredientes responsáveis pelo sabor, aroma e aquele amarguinho típico da cerveja — tem propriedades relaxantes e ajuda a preservar a bebida de forma natural.

Já o malte de cevada é fonte de ferro, além de ser rico em fósforo, zinco, magnésio e vitaminas B2 e B6. Esse ingrediente também tem propriedades antioxidantes e ajuda na manutenção dos níveis saudáveis de colesterol no sangue.

3 – A cerveja dá barriga

Conforme explicamos em uma matéria anterior do Mega Curioso — que você pode acessar através deste link —, um estudo realizado por cientistas alemães apontou que não existe relação direta entre o consumo da bebida e o aumento da barriguinha.

Contudo, isso não significa que você tem carta branca para beber o quanto quiser! Segundo os pesquisadores, a cerveja interfere diretamente no acúmulo de gordura corporal total, ou seja, ela faz com que todo o corpo possa ser engordado, não apenas a barriga. Além disso, a ingestão de salgadinhos e outros tira-gostos calóricos para acompanhar a bebida, somada à falta de atividade física, pode gerar sobrepeso.

4 – A cerveja deve ser servida supergelada

Como todo bom entendedor sabe, quando servida em baixíssimas temperaturas, a cerveja acaba anestesiando as papilas gustativas da língua, fazendo com que você perca a sensibilidade para degustar a bebida. O calor pede cervejas geladas, com certeza, mas não congelantes!

5 – O colarinho não serve para nada

Apesar de muita gente dispensar o bom e velho colarinho, a espuma protege a cerveja da oxidação, ou seja, ela impede que a bebida entre em contato direto com o oxigênio, além de reduzir a perda de gás e ajudar a manter a temperatura. Mas não precisa exagerar, pois dois dedos de espessura é o ideal.

6 – A cerveja de garrafa é mais gostosa do que a de lata — ou vice versa

Na verdade, o produto é o mesmo, não importa o recipiente. Entretanto, o aroma e o sabor podem ser influenciados pela forma como a bebida é conservada e resfriada. Segundo os especialistas, os excessos são prejudiciais para a degustação da cerveja, e as mudanças bruscas de temperatura podem prejudicar o sabor. O ideal é manter a temperatura sempre constante, seja ela dentro da geladeira ou fora dela. 

7 – Não existe copo específico para tomar cerveja

Não há nada de errado em saborear a sua cervejinha em um copo americano — ou até de requeijão mesmo! — se você quiser. Contudo, para que os diferentes sabores e aromas sejam ressaltados, cada estilo de cerveja pede um tipo de copo adequado.

Assim, a cerveja pilsen pode ser apreciada em uma tulipa ou caneca, enquanto  a lambic pede taças do tipo flauta e a weissbier copos maiores. Mas não se preocupe! Se não tiver o copo ideal à mão, você pode servir a cerveja em taças de vinho branco.

* Via assessoria de imprensa. 

Últimas novidades em Educação

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: