Lamentável: China enfrenta sérios problemas de poluição [vídeo]

03/09/2014 às 09:283 min de leitura

Você acorda, levanta, faz todos os procedimentos-padrão para sair de casa para estudar ou trabalhar, e, de repente, cadê o azul e as nuvens no céu? E o ar puro, onde é que está? Levaram embora? Pois é, de uns anos pra cá isso faz parte do dia a dia de milhares de chineses, infelizmente. Só para você ter ideia, a leitura de hora em hora do Índice de Qualidade do Ar (AQI, em inglês) pela embaixada dos EUA estourou o limite da escala, que vai até 500, chegando a 755.

Além disso, os níveis de material particulado inferiores a 2,5 micrômetros — partículas finas de ar com maior grau de risco e que são consideradas seguras quando a leitura chega ao máximo de 25 partes por cada milhão de habitantes — chegaram a quase 900! Ou seja, a China tem problemas muito, mas muito sérios mesmo em relação ao ar e à água também.

O documentário abaixo (em duas partes) mostra a triste situação do ar no país, com depoimentos de moradores. Vale a pena você conferir para notar como a situação anda bem crítica por lá:

De acordo com o vídeo, cerca de 60% das cidades mais poluídas do planeta são chinesas, entre as quais Linfen — considerada um lixo tóxico com ruas, casas, prédios e fábricas — é a pior colocada do ranking.

Qual o motivo?

A causa desse desastre ecológico é lógica: o crescimento econômico anual do país mais populoso do Planeta Azul tem atingido o índice de 10% (ela já é a maior economia do mundo), o que fez com que os planos para combater a poluição ambiental ficassem de lado.

Com isso, o consumo desenfreado de energia, principalmente de carvão mineral, que responde por 80% de toda a matriz energética na China, causou grandes estragos no ar e na água de milhares de chineses. A fumaça domina em muitos cantos do país pelo menos nas últimas três décadas.

Como se não bastasse, tem outro problema sério: a febre dos automóveis. Em nenhum outro lugar da Terra a frota de carros cresceu tão rápido quanto na China. Hoje em dia, o país tem mais carros do que os Estados Unidos e, a cada mês, são licenciados e emplacados mais um milhão de veículos.

Sabe qual é o resultado disso? Engarrafamentos quilométricos que crescem a cada dia e o triste agravamento da poluição do ar em larga escala, impactando em boa parte na qualidade da água do país.

Mortes e mais mortes

De acordo com alguns especialistas em saúde, mais de 500 mil chineses morrem todo ano por doenças causadas ou agravadas pela poluição do ar, o que é lamentável. Porém, é óbvio que o governo chinês não confirma esse número de mortes.

Tem solução?

Depois de muita pressão, reclamação e protestos, o governo resolveu adotar algumas medidas e tomar a frente para frear o problema. “O governo não tem alternativa, a não ser reagir e tomar alguma atitude”, diz Wei Huang, especialista em poluição do ar e membro do Greenpeace em Pequim.

O primeiro-ministro Li Keqiang foi claro: “A poluição é o inimigo principal. Um inimigo criado dentro de casa”. Desde então, 50 mil fornos a carvão já foram fechados, algumas termelétricas foram modernizadas e seis milhões de veículos (considerados ineficientes) foram retirados das ruas. Além disso, hoje existe um incentivo forte para o uso de energia solar e eólica, assim como um plano para acelerar o plantio de árvores em uma área que corresponde a 330 mil campos de futebol.

Curiosidade

Por falar em futebol, você sabia que a tecnologia chinesa esteve presente na Copa do Mundo aqui no Brasil? Pois é! Exatamente 3.650 placas solares chinesas foram instaladas na Arena Pernambuco e outras 1.556 no estádio do Maracanã, totalizando o equivalente a 49 mil árvores plantadas em terras tupiniquins. Com isso, o nível de emissão de gases poluentes vai cair bastante e isso ajuda o Brasil, que hoje é o sexto maior emissor de gás carbônico, metano e dióxido nitroso do mundo.

***

E você, leitor, conhece outros locais em que a qualidade do ar ou da água é crítica? Não deixe de compartilhar sua informação com a gente nos comentários abaixo.

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: