10 logos de empresas que mostram que a beleza está nos detalhes

11/02/2016 às 13:323 min de leitura

Logos são responsáveis por, entre outras coisas, se tornarem a referência visual para uma determinada empresa, visto que elas são a primeira coisa com a qual as pessoas entram em contato na maioria das vezes.

Algumas delas, no entanto, fazem mais do que simplesmente dizer o nome da companhia: os responsáveis por criá-las fizeram questão de aproveitar os chamados "espaços negativos" – aqueles "em branco", que não são preenchidos, como os que surgem entre letras – para transmitir outras mensagens.

Confira 10 logos que mostram que a beleza está nos detalhes:

10 – O urso escondido no Toblerone

Que a famosa montanha Matterhorn é um dos principais elementos das caixinhas do delicioso chocolate, você provavelmente já deve saber. Agora, você já percebeu que as sombras do desenho – considerado um espaço negativo – têm o formato de um urso?

Se você já tinha percebido isso, mas achou que era coisa da sua cabeça, relaxa: o bicho está lá de propósito. Isso porque ele é o símbolo da cidade de Berna, na Suíça, onde o Toblerone é produzido.

9 – Zoológico de Pittsburgh e o Aquário PPG

Parece uma imagem de ilusão de ótica, mas é a logo do Zoológico de Pittsburgh e do Aquário PPG. O elemento principal, a árvore, ajuda a formar as imagens de um gorila e de uma leoa no espaço "aberto" da imagem.

8 – Restaurante The Swan & Mallard

Esse é um dos casos mais populares entre designers do mundo todo: criado por John Randall, a logo do restaurante reúne três elementos de forma extremamente harmônica e usando todo o espaço negativo disponível. Em branco, o cisne (Swan) forma também o símbolo "&", enquanto seus espaços ajudam a formar o pato (Mallard), o outro animal que compõe o nome do local.

7 – O pavão da NBC

A conhecida rede de televisão norte-americana tem também uma logo extremamente popular e recheada de significado em seus detalhes. Para começar, muita gente nunca entendeu de que a imagem trata de um pavão, e que cada elemento de suas penas representa o que eram as divisões da NBC na década de 80: notícias em amarelo, esportes em laranja, entretenimento em vermelho, estações em roxo, redes em azul e produções em verde.

Além disso, é possível perceber que a ave está olhando para a direita, que significa "olhar para o futuro", um dos objetivos persistentes da emissora.

6 – Simples e cheio de significado

A logo d'A Guilda dos Críticos de Comida (The Guild of Food Writers) é uma das mais minimalistas e cheias de significado dessa lista. Enquanto o elemento principal é a ponta de uma caneta do tipo "bico de pena", e o vinco dela forma uma colher – tudo que um crítico de comida precisa, não?

5 – Spartan Golf Club

A logo do clube de golfe Spartan é sensacional: a composição do jogador enquanto movimenta seu taco forma também o perfil de um soldado espartano.

4 – Cachorro ou passarinho?

Assinado por James Waldner, a logo da empresa Feathers & Fur ("Penas e Pelos") reflete perfeitamente seu nome: um jogo de perspectiva faz o desenho representar tanto um cachorro quanto um pássaro. Qual deles você viu primeiro?

3 – A luva de baseball do Milwaukee Brewers

O símbolo do time de baseball Milwaukee Brewers é um dos mais conhecidos no mundo dos esportes lá fora. Ele foi o escolhido entre os 2 mil logos enviados durante um concurso promovido pela equipe na década de 70. Tom Meindel foi o responsável pelo desenho que combina as iniciais do time para formar uma luva de baseball.

2 – A casa de Martinis

A Martini House é outro exemplo de design minimalista e objetivo: um par do famoso drinque forma também o desenho de uma casa, incluindo todos os elementos do nome em uma única imagem.

1 – O pequeno detalhe da FedEx

A logo de uma das empresas mais conhecidas de transporte do planeta parece ser extremamente simples e direta, com um texto sem grandes elementos ou figuras. Olhando com um pouco mais de atenção, no entanto, você pode perceber que o espaço entre as letras "e" e "x" forma uma seta perfeita para a direita – que ilustra, entre outras coisas, a dinâmica da área de transportes e o seu compromisso com o futuro.

Últimas novidades em Artes/cultura

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: