Um novo tipo de dinossauro foi encontrado durante algumas escavações em Utah, nos EUA. Nasutucerátopo Titusi, como foi apelidado, foi um animal gigante, de quase 5 metros de comprimento, com chifres enormes e nariz estranho que viveu há 75 milhões de anos. O nome tem origem do Latim e significa algo como “grande face com chifres e nariz”. Esse dinossauro é parecido com o já conhecido Tricerátopo: ambos eram herbívoros, tinham chifres e andavam sobre quatro patas.

Os paleontólogos explicam que as características do fóssil gigante são diferentes de qualquer outro tipo de dinossauro. Ainda que algumas delas sejam comuns, a união do formato da cabeça com o supernariz e os grandes chifres acima de cada olho já é um evento novo. Além disso, o gigante tinha também uma espécie de terceiro chifre, bem menor, sobre o nariz.

O fóssil já havia sido encontrado há alguns anos, mas só foi divulgado agora, depois que paleontólogos e alunos da Universidade de Utah terminaram suas avaliações, descobertas e relatos. O jornal acadêmico Proceedings of the Royal Society também publicou uma análise do material encontrado e, de acordo com esses estudos, o Nasutucerátopo Titusi se movia lentamente e andava sempre em bandos.

Os machos usavam seus chifres em disputas por fêmeas quando precisavam acasalar e também quando se defendiam de predadores. Um dos autores do estudo, o paleontólogo Scott Sampson, explicou que a Era Cretácea na América do Norte tinha uma rica vegetação, com muitas áreas pantanosas e praias. Sampson acredita que esse é apenas o começo dos estudos acerca da vida dos dinossauros no mundo, embora muito já tenha sido descoberto. E você, o que achou dessa novidade?