Pegadas sugerem que tiranossauros eram animais sociais

25/07/2014 às 11:141 min de leitura

Cientistas do oeste do Canadá descobriram as pegadas fossilizadas de três tiranossauros que sugerem que estes temidos predadores podem ter caçado em bandos.

Os conjuntos de pegadas de tiranossauros foram os primeiros encontrados próximos uns dos outros são a única evidência clara até agora de que estes dinossauros podem ter sido animais sociais e não solitários.

“A evidência é tão forte quanto possível para uma evidência fóssil de que os tiranossauros eram animais de bando”, declarou à AFP nesta quinta-feira Richard McCrea, do Centro de Pesquisas sobre Paleontologia de Peace Region, que chefiou a escavação.

“Isto demonstra que eram três animais viajando juntos, todos indo na mesma direção”, explicou.

Anteriormente, somente pegadas individuais de tiranossauros tinham sido descobertas em Estados Unidos, Canadá e Mongólia.

Os rastros paralelos que levam a um penhasco rochoso perto de Tumbler Ridge, na Columbia Britânica, indicam que os três caminhavam em grupo, “seguindo para o sudeste por um corredor de 8,5 metros de largura”, segundo estudo publicado pela equipe de McCrea na revista PLOS ONE.

Os cientistas citaram “similaridades na profundidade e preservação” das trilhas como prova de que foram feitas por animais “caminhando simultaneamente na mesma direção”.

As pegadas de três dedos destes enormes bípedes, com mandíbulas poderosas e pequenas patas dianteiras, foram descobertas por um guia local em 2011 no que deve ter sido lama macia há 70 milhões de anos.

A escavação, que continua, revelou sete pegadas no total.

Acredita-se que tenham sido cobertas e preservadas por cinzas vulcânicas, apenas para ficar expostos anos depois pela erosão do penhasco.

As pegadas – cada uma com um metro de comprimento – pertencem a animais adultos de tamanhos diferentes.

A descoberta também traz novas e valiosas informações sobre como os tiranossauros se movimentavam.

“Seu passo era muito lento, com muito pouca rotação do pé”, observou McCrea. “Não é uma locomoção muito eficiente: passos muito longos, quase quatro metros”, acrescentou.

“Não tínhamos ideia de que eles caminhavam assim”, concluiu.

Via EmResumo

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: