Humanos pré-históricos conviviam com ratos do tamanho de pequenos cães

13/11/2015 às 13:062 min de leitura

Se você é daqueles que morrem de medo de ratos, mesmo dos mais pequenininhos, dê graças aos céus por você não ter nascido na pré-história! De acordo com Mindy Weisberger, do portal Live Science, pesquisadores da Universidade Nacional da Austrália apresentaram um estudo no qual revelam que os seres humanos conviviam com “ratinhos” dez vezes maiores do que os espécimes atuais.

Segundo Mindy, os paleontólogos avaliaram os fósseis de sete espécies de ratos gigantes que foram coletados em Timor Leste, e as análises apontaram que os animais surgiram entre 1 e 2 milhões de anos atrás. Conforme explicaram os pesquisadores, estes são os maiores ratos já descobertos, e eles viveram na ilha até aproximadamente mil anos atrás.

Companheiros

Curiosamente, existem evidências de que havia ocupação humana no local há 46 mil anos, e os cientistas acreditam que os ratos não só conviviam com os antigos povos que habitavam a ilha como iam para os seus "pratos" também.

Segundo disseram, os exemplares maiores tinham o tamanho equivalente ao de um dachshund e provavelmente pesavam cerca de cinco quilos. Além disso, os pesquisadores concluíram que os humanos comiam os ratos porque os fósseis mostram sinais de cortes e de terem sido levados ao fogo.

De acordo com Mindy, os paleontólogos estimam que os ratos gigantes e os humanos coexistiram durante milhares de anos, até que, por alguma razão, aqueles roedores desapareceram. Os pesquisadores descobriram que o declínio da população coincide com a introdução das primeiras ferramentas de metal e, consequentemente, com o início da destruição de boa parte da floresta na qual os ratos viviam.

Assim, uma das hipóteses é que os ratos gigantes foram extintos devido à migração humana e à sua intervenção em seu habitat para o desenvolvimento da agricultura na ilha. No entanto, os paleontólogos precisam reunir mais evidências para descobrir o que realmente provocou o desaparecimento desses roedores.

Você alguma vez já desejou voltar no tempo e visitar a pré-história? Comente no Fórum do Mega Curioso

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: