Quer descobrir como era a voz dos neandertais?

12/07/2016 às 10:451 min de leitura

Graças às inúmeras reconstruções faciais e corporais que existem pelo mundo, hoje nós temos uma boa ideia de qual era a aparência dos neandertais — os primos extintos dos humanos que desapareceram há cerca de 40 mil anos. E você sabia que os cientistas também acreditam que decifraram como essa espécie provavelmente soava ao se comunicar?

Os neandertais, como você deve saber, tinham corpos ligeiramente diferentes dos nossos — eles eram mais baixos e mais “fortinhos” do que nós. Mas, além da aparência, eles também apresentavam diversas diferenças fisiológicas em relação aos humanos, e essas particularidades possivelmente afetavam seus tons de voz.

No vídeo a seguir, produzido pelo pessoal da BBC, você poderá ver a especialista em voz e dicção Patsy Rodenburg desvendando o som produzido pelos neandertais. Ela se baseou em uma réplica do trato vocal de um desses seres para recriar o tom de voz que ele possivelmente produzia e levou em consideração os efeitos exercidos por sua enorme cavidade nasal, sua poderosa capacidade torácica e seu pesado crânio. Confira:

No início do vídeo, você pode ver Patsy, primeiro segurando uma réplica do trato vocal de um humano e, em seguida, a cópia de um trato neandertal, mais curto e mais largo do que o dos homens atuais — e mais parecido com o que equipa as mulheres.

Segundo a especialista, o tom de voz dos neandertais provavelmente era mais alto — ou seja, soava mais “fino” — do que o dos homens de hoje em dia, e Patsy convoca um de seus assistentes (o solícito Eliot) para fazer uma série de demonstrações, ajustando a postura, a intensidade e a voz do rapaz de acordo com as características físicas e fisiológicas presentes na espécie extinta. E aí, você imaginava que os neandertais soavam desse jeito?

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: