Você sabe como surgiu a morfina?

30/03/2015 às 07:432 min de leitura

É bem provável que você já tenha ouvido falar da morfina. Essa substância derivada do ópio é uma das mais potentes para o alívio das dores fortes e, por esse motivo, muito comentada no setor médico. A sua invenção mudou muita coisa, mas, hoje, ela é altamente proibida devido ao seu efeito entorpecente, sendo liberada somente para fins medicinais.

Mas você conhece como essa droga foi inventada? Sabe a história da morfina? Como os cientistas descobriram que o subproduto do ópio poderia resultar em uma substância tão poderosa? Como ela se tornou ilegal? Saiba tudo isso e um pouco mais aqui com a gente e, qualquer informação adicional, basta nos ajudar através dos comentários.

O ópio

Com o nome científico se Papaver somniferum, o ópio é usada há muitos anos, mais especificamente desde as primeiras civilizações pelos romanos, gregos e egípcios. Os faraós gostavam tanto dele que ordenavam que o produto fosse colocado em seu túmulo logo após a sua morte. Arábia, China e Índia também apreciavam muito o uso.

Porém, os médicos começaram a se questionar qual era a eficácia do ópio no tratamento das doenças, já que ele apenas colocava o paciente em um estado no qual a pessoa de nada se lembrava, apenas diminuindo as dores e não eliminando o problema. Foi então que, em 1800, ele se tornou o analgésico preferido entre vários especialistas.

Descobrindo a morfina

Quem descobriu a morfina foi Friedrich Serturner enquanto trabalhava como aprendiz de um boticário na Alemanha. Ele resolveu separar os ingredientes ativos do ópio, separando-os em doses e adicionando outros elementos a eles. Depois de testar em animais e ajustar as dosagens, surgiu o novo medicamento que o jovem tanto esperava.

Serturner resolveu dedicar a sua nova experiência ao deus grego Morpheus, nomeando-a, então, como morfina. Mas por causa da sua falta de credenciais, o produto não foi bem aceito pela comunidade médica. Como o rapaz fez para mostrar a eficácia da substância? Usou em si mesmo durante uma dor de dente dolorosa que teve.

Bem e mal

Foi em 1820 que as empresas farmacêuticas resolveram produzir doses da droga. Ela era vendida como um analgésico, mas também seria para curar a dependência de álcool e outras substâncias. Em 1853, ela passou a ser administrada diretamente na corrente sanguínea, aumentando o seu poder sob os indivíduos que recebiam as doses.

O seu mau uso começou na Guerra Civil Americana (1861 - 1865), quando as pessoas começaram a usá-la indiscriminadamente ao perceber que era mais viciante que o próprio ópio. Foi quando a Coca-Cola foi desenvolvida pelo Dr. John Pemberton para ser a cura da dependência da morfina, você sabia disso?

Proibida por lei

A morfina — juntamente com a heroína e a cocaína — se tornou ilegal por uma lei estabelecida em 1914. Hoje, a Lei Federal Americana libera a substância somente para uso médico, mas a classifica como controlada por causa do seu elevado potencial viciante. Já a heroína é proibida completamente, assim como ecstasy, LSD, maconha, entre outros.

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: