Cura do câncer pode estar na malária e ter sido descoberta sem querer

14/10/2015 às 14:042 min de leitura

Você já imaginou descobrir a cura para uma doença praticamente “sem querer”? Pois foi isso que aconteceu com uma equipe de pesquisadores da Dinamarca: enquanto tentavam procurar uma solução para a malária em mulheres grávidas, eles podem ter descoberto a cura para o câncer!

Mas calma lá, vamos por etapas – afinal, não dá para garantir nada por enquanto. A malária é uma doença que ataca a placenta das grávidas e isso gera um grande risco para a mamãe e para o bebê. Assim, foram feitos testes com uma proteína da doença para proteger as gestantes.

Os cientistas tentaram combinações dessa proteína com uma vacina contra a malária e descobriram que além de conseguirem aniquilar a doença eles também poderiam exterminar células cancerígenas.

Semelhança de comportamento entre placenta e tumor pode ser a chave para a cura do câncer

Placenta e tumor: comportamento parecido

Os pesquisadores explicaram que, grosso modo, um tumor e uma placenta possuem comportamentos semelhantes no corpo humano: ambos crescem rapidamente a partir de poucas células. Por conta disso, alguns estudos tentam explorar essa semelhança.

A recente descoberta, feita apenas em camundongos, mostra que a proteína usada nos testes interage apenas com os hidratos de carbono que são iguais tanto na placenta quanto nas células cancerígenas. Por isso, teoricamente, seria possível aniquilar o tumor.

Os testes em humanos deverão começar em até quatro anos, mas ainda é possível que apareçam efeitos colaterais que não foram diagnosticados nos ratinhos. Até o momento, porém, os resultados são bastante promissores e podem abrir portas para novos estudos que aprimorem essa técnica.

A notícia dessa descoberta foi publicada no periódico Cancer Cell nesta semana, justamente no mês em que há uma conscientização mundial em torno dos riscos do câncer de mama – e que acaba gerando um enorme interesse da população por inovações nessa área. Vamos torcer para que, na próxima década, possamos noticiar que o câncer foi definitivamente exterminado da Terra.

Todo ano, mais de 12 milhões de pessoas no mundo todo descobrem possuir algum tipo de câncer – e mais de 7 milhões morrem vítimas dessa doença

***

O que vocês acharam dessa descoberta? Acredita que o mundo está realmente caminhando para descobrir a cura para o câncer?

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: