8 dicas para você ter uma boa vida financeira

19/04/2017 às 05:132 min de leitura

Não interessa se seu objetivo é viajar pelo mundo, comer nos melhores restaurantes, comprar uma casa ou ter o carro dos sonhos: ter dinheiro é, possivelmente, o primeiro passo para a realização desses objetivos e, claro, para se ter uma vida financeiramente estável. A questão é que ganhar, guardar e multiplicar dinheiro não são tarefas muito simples, e para dar uma luz a você, nada melhor do que tentar seguir o exemplo de pessoas extremamente focadas e que conseguem aquilo que querem.

O Psychology Today reuniu algumas dicas bem interessantes sobre esse tema, e nós vamos falar sobre elas a seguir. Confira:

1 – É preciso ter um orçamento

Cuidar do dinheiro que entra e do que é gasto é fundamental. Coloque tudo na ponta do lápis, crie uma planilha ou algo do tipo e controle suas contas. Dessa forma, você terá menos impulso de gastar com o que não é realmente necessário.

2 – Aprenda a gastar e a investir

É importante não cair em investimentos não confiáveis, que prometem grande retorno financeiro em pouco tempo – lembre-se que algumas coisas são realmente boas demais para serem verdadeiras. Se você pensa em investir seu dinheiro, busque informação, seja cauteloso e não deixe de calcular riscos e de elaborar estimativas reais sobre seus ganhos.

3 – Não se envolva em competições bobas

Pessoas emocionalmente inteligentes e que se preocupam com seus investimentos financeiros não costumam se comparar com os outros nem gastam sua energia competindo por questões fúteis, como quem tem o melhor carro ou a casa mais cara. Fundamental é focar em seus próprios objetivos.

4 – Separe seu saldo bancário da sua autoestima

Não é preciso que você tenha um saldo bancário gordo para se sentir feliz em sua própria pele, e mesmo que as coisas estejam indo bem financeiramente, não é preciso exibir sua bem-aventurança a todos – o ideal mesmo é que sua autoestima não dependa dos seus bens.

5 – Entenda quem é dono de quem

Não deixe que sua vida gire em torno de bens materiais e saldos bancários. Uma coisa é cuidar da sua situação financeira, outra bem diferente é permitir que o dinheiro vire o centro da sua vida. Você é o dono do dinheiro que tem, não o contrário.

6 – Seus gastos têm a ver com a sua filosofia de vida

Uma boa vida financeira tem equilíbrio, e um desses pontos é ter noção dos motivos que estão por trás do seu trabalho e do que você faz para ganhar dinheiro. Nesse sentido, vale refletir: você busca ter uma condição financeira saudável para cuidar da sua família ou para viajar pelo mundo? Seu objetivo é um carro de luxo ou qualidade de vida? Suas escolhas econômicas têm profunda relação com sua filosofia de vida.

7 – Ter disciplina é fundamental

Não importa se você ganha superbem, é preciso ter em mente que alguns gastos são supérfluos e podem ser evitados, principalmente se estiverem relacionados a compras por impulso. Tenha como regra de vida nunca gastar com nada que não seja necessário. Disciplina é um dos pilares de uma vida financeira saudável, não tenha dúvidas.

8 – Tenha noção de qual é o seu maior propósito

Tenha em mente sempre o seu maior objetivo, seja ele construir uma casa ou proporcionar melhor qualidade de vida aos seus familiares. Ter noção de qual é o seu propósito é fundamental para se manter estimulado e para conseguir se esforçar o suficiente e produzir bons resultados.

***

O Mega está concorrendo ao Prêmio Influenciadores Digitais, e você pode nos ajudar a sermos bicampeões! Clique aqui e descubra como. Aproveite para nos seguir no Instagram e se inscreva em nosso canal no YouTube.

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: