Você sabe qual é a moeda em circulação menos valiosa do planeta?

28/02/2013 às 06:232 min de leitura

Você já se perguntou por que é que as moedinhas de 1 centavo continuam em circulação? Afinal, apesar de terem valor — ainda que bem pequeno —, a maioria das pessoas acredita que elas só fazem volume e não servem para nada. Muitas vezes elas nem são devolvidas como troco! Então, imagine o caso dos uzbeques, que contam com a moeda de menor valor do mundo, cujo centavo equivale a apenas 0,001 centavo de real!

Já pensou? São necessárias mil moedinhas para pagar por um único centavo da nossa moeda! De acordo com a BBC, a moeda em circulação com o menor valor do planeta é o Tiyin do Uzbequistão, e até o som dessa palavra remete a algo pequenino. E elas valem tão pouco que inclusive é difícil de se deparar com essas moedas no dia a dia, sendo mais fácil que você receba qualquer coisa de troco no lugar de um Tiyin.

Moedinhas

Fonte da imagem: pixabay

Acontece que o papel das moedas é facilitar as transações que envolvem a troca de dinheiro, e as que possuem um valor muito baixo acabam por atrapalhar mais do que ajudar — imagine se algum cidadão uzbeque decidisse pagar por um televisor, por exemplo, com moedas de 1 Tiyin!

Mas, então, por que é que essas moedas não saem de uma vez de circulação? Afinal, em muitos casos, o custo de produção acaba sendo mais alto do que o próprio valor delas! Segundo a publicação, por algum motivo os bancos centrais de alguns países desenvolveram — seja por razões históricas ou políticas — uma espécie de apego às suas moedas. Além disso, por não terem quase nenhum valor, muitas acabam perdidas pelas casas da população.

Contudo, existem países que estão aderindo à abolição de moedas de baixo valor, e entre eles estão o Canadá, que retirou de circulação as moedas de 1 centavo, assim como a Austrália e a Nova Zelândia, que, além dessa moeda, também deixaram de produzir as de 2 centavos. Os EUA e o Reino Unido aboliram há décadas as moedas de meio centavo, e existe bastante gente por lá fazendo campanha para que outras moedas também saiam de circulação.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: