A Coca-Cola tem mais de 120 anos, mas será que ela continua a mesma?

27/08/2013 às 04:362 min de leitura

Você deve saber que a fórmula da Coca-Cola é um dos segredos mais bem guardados do mundo. Tanto que — supostamente — a “receita” fica depositada em um escandaloso cofre de aço monitorado por diversas câmeras de segurança e rodeado por aquelas luzinhas vermelhas que você já deve ter visto em filmes e que disparam alarmes se detectam qualquer movimento ou coisa fora do comum. Um verdadeiro espetáculo.

Segundo a Coca-Cola, até hoje, 127 anos após a sua criação, a fórmula continua inalterada, e a bebida ainda é produzida seguindo a receita original. De acordo com uma notícia publicada pelo Yahoo!, uma das razões para essa alegação é a forte concorrência atual — com empresas menores lançando produtos semelhantes e bem mais baratos —, e a gigante de Atlanta se apoia na noção de nostalgia e tradição para continuar sendo a número 1 do mercado.

Será?

Fonte da imagem: Reprodução/Yahoo News

No entanto, como todo mundo sabe, as coisas mudam, e produtos lançados há muito tempo já tiveram seus sabores melhorados e ingredientes recalibrados, sem contar as alterações realizadas por conta de novas normas e regulamentações estipuladas pelas autoridades pertinentes.

Assim, apesar de a Coca-Cola negar veementemente, da época em que a fórmula supersecreta do foi inventada até agora, é mais do que provável que os ingredientes tenham sido alterados — e mais de uma vez. Aliás, de acordo com um levantamento realizado pelo repórter Frederick Allen, que escreveu um livro sobre a fórmula da Coca-Cola, essas reformulações aconteceram sim!

Adaptando a receita

Fonte da imagem: Reprodução/Yahoo News

Após entrevistar diversos executivos que trabalharam para a companhia e esmiuçar arquivos corporativos da gigante, Allen descobriu que, ao longo dos anos, foram realizadas múltiplas alterações na formulação da Coca-Cola. Entre elas, o repórter menciona a eliminação de resíduos de cocaína — devido ao uso de folhas de coca na produção da bebida —, assim como uma importante redução no conteúdo de cafeína, por exemplo.

Além disso, na década de 80 a companhia teria substituído o açúcar por xarope de milho — uma opção mais barata de adoçante —, assim como a forma de produzir o caramelo que dá a típica coloração à bebida para, desta forma, evitar ter de incluir nos rótulos um alerta de que o produto continha elementos carcinogênicos.

Fonte da imagem: Reprodução/Yahoo News

A Coca-Cola continua afirmando que nunca modificou a “receita” original — e que jamais utilizou folhas de coca para produzir a bebida —, alegando que essas pequenas adaptações relacionadas ao caramelo e ao xarope de milho não alteram em absoluto o sabor tradicional do produto. Aliás, segundo a própria Coca-Cola, a única vez que a companhia tentou alterar a fórmula da bebida (tornando-a mais doce), em 1985, o público reagiu de forma bem negativa.

E você, leitor, se lembra de a Coca-Cola ter um sabor diferente no passado ou acredita que a bebida sempre foi a mesma? Já provou esse refrigerante em outras partes do mundo e teve a impressão de que o gosto não é igual ao do produto comercializado por aqui? Não deixe de contar para a gente nos comentários.

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: