5 carreiras promissoras que estão ganhando espaço no Brasil

09/04/2014 às 11:222 min de leitura

Para você que está pensando em qual profissão seguir ou, ainda, em mudar completamente a sua área de atuação, que tal começar se informando sobre quais são as carreiras mais promissoras no país para o futuro próximo? Segundo o portal Info Exame, uma importante empresa de consultoria fez um levantamento sobre as ocupações mais prometedoras nos EUA, e algumas delas se encaixam à nossa realidade. Confira:

1 – Diretor de Recursos Humanos

Fonte da imagem: Shutterstock

Com a crescente demanda por profissionais qualificados e a necessidade de potencializar os ganhos das empresas, o pessoal de recursos humanos está ganhando cada vez mais espaço. O diretor de RH é responsável por acompanhar o desempenho dos funcionários, assim como disponibilizar palestras, cursos e treinamentos com o objetivo de melhorar o rendimento dos trabalhadores.

2 – Executivo Analítico de RH

Fonte da imagem: Shutterstock

Este profissional — também ligado à área de recursos humanos — apresenta um perfil mais técnico e tem como responsabilidade mapear e analisar dados internos para o desenvolvimento de critérios e políticas mais adequadas para a realidade de cada empresa.

3 – CFO

Fonte da imagem: Shutterstock

Os CFOs — de “Chief Financial Officers” ou Diretores Financeiros — são executivos da área financeira responsáveis por captar, alocar e gerir os fundos das companhias de forma mais eficiente e, assim, maximizar o capital interno. Além disso, outras funções dos CFOs envolvem identificar riscos inerentes às atividades das empresas, assim como fazer análises do cenário econômico, fazer previsões e sugerir possíveis soluções para a diretoria.

4 – Diretor de Riscos

Fonte da imagem: Shutterstock

O cargo ao qual nos referimos acima é o de Diretor de Riscos e Segurança Cibernética, e o nome da função é autoexplicativo. Com exemplos como o de Edward Snowden — que revelou informações confidenciais sobre o programa de vigilância global da Agência de Segurança Nacional dos EUA —, as companhias perceberam a importância de ter profissionais que zelem pelas questões relacionadas ao acesso de informações e pela segurança das transações.

5 – CIF

Fonte da imagem: Shutterstock

Esse é o novo título dado ao profissional responsável pela área de tecnologia e informática de uma empresa. Com a constante evolução e desenvolvimento da área, o CIF — ou Diretor de Informática — também foi ganhando mais responsabilidades e importância nas grandes empresas. Assim, em vez de simples técnicos, as companhias demandam indivíduos que também possam trabalhar com a gestão de pessoas, investimentos e projetos.

***

Para conhecer mais atividades promissoras que estão surgindo no Brasil, você pode conferir a lista completa publicada no portal Info Exame.

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: