Por que pais e mães estão criando filhos cada vez mais mentirosos?

01/04/2017 às 07:002 min de leitura

Educar uma criança é tarefa difícil, e muitos pais acreditam que a melhor forma de criar filhos é manter o pé no freio e uma educação severa. Infelizmente, ser pulso firme demais pode fazer com que os pequenos aprendam não a respeitar as regras, mas a mentir mais cedo.

Quem explica melhor a relação entre uma coisa e outra é a psicoterapeuta Philippa Perry, que acredita que crianças mentem para não provocar a fúria dos pais e que, portanto, mentir não é culpa delas, mas sim dos pais que são ríspidos demais.

A psicóloga canadense Victoria Talwar promoveu uma pesquisa que confirmou as afirmações de Perry. Para isso, ela avaliou crianças da África Ocidental, de duas escolas: uma com regras rígidas e outra que trabalha com abordagens psicopedagógicas mais descontraídas. As crianças basicamente tinham de participar de um jogo cujo objetivo era adivinhar que objeto estava fazendo barulho.

Os pequenos precisavam indicar o objeto apenas por meio dos sons, sendo que o último som não tinha relação alguma com o objeto pertinente a ele. Deixando as crianças sozinhas em uma sala, a intenção era ver quem iria burlar as regras e espiar o objeto final.

Fábrica de Pinóquios

Os resultados mostraram que as crianças de ambas as escolas mentiram, mas que aquelas da escola mais rígida foram as mais rápidas em mentir sobre o jogo. Para o autor Ian Leslie, a escola tem contribuído para criar mentirosos muito eficazes, graças às cobranças severas demais por um comportamento considerado ideal.

Complementando, Perry explica que não podemos condenar as crianças por mentirem, afinal cobramos delas, desde cedo, atitudes sempre corretas e perfeitas, que, se não forem alcançadas, são repreendidas por sermões e/ou castigos severos.

A solução? Para esses pesquisadores, é certamente não é agir com muita rigidez, mas sim com diálogo aberto e sincero e medidas realmente educativas, que sejam capazes de fazer a criança entender que dizer a verdade é o certo, e não algo doloroso que só vai trazer consequências ruins. Você concorda?

*Publicado em 2/9/2016

***

Você sabia que o Mega Curioso também está no Instagram? Clique aqui para nos seguir e ficar por dentro de curiosidades exclusivas!

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: