Habitantes da Ilha de Páscoa não sumiram por conta da devastação ambiental

14/07/2017 às 13:322 min de leitura

Existem alguns enigmas da História que os arqueólogos penam para conseguir explicar. O desaparecimento de toda a população da Ilha de Páscoa, na década de 1860, é um desses casos. Onde eles foram parar? O que os fez sumir?

Inúmeras teorias tentam explicar esse fenômeno, sendo que a mais aceita dizia respeito a um ecocídio, isto é, uma enorme destruição ambiental, feita de maneira intencional e coordenada. A ideia era que a floresta da ilha tinha sido devastada para dar espaço à agricultura, com a expectativa de que as árvores cresceriam rapidamente. Só que apenas a população aumentou, fazendo com que os recursos se tornassem escassos demais a ponto de todos sucumbirem.

A Ilha de Páscoa começou a ser habitada por volta do ano 1200, através de canoeiros oriundos da Polinésia. Como esse povo praticava a canoagem, as árvores também eram derrubadas com a finalidade de construir esse meio de transporte que os levasse até o alto-mar para a pesca. Com o tempo, as árvores acabaram, as canoas se deterioraram e o povo não aguentou.

Habitantes da ilha sumiram misteriosamente

Teoria derrubada

Essa teoria de um ecocídio entrou em xeque depois que pesquisadores das Universidades de Bristol, do Havaí e de Binghamton estudaram restos botânicos, humanos e da fauna da Ilha de Páscoa. Eles descobriram que os habitantes de lá não deixaram de praticar a agricultura em nenhum momento da história de Rapa Nui – nem mesmo durante os anos finais.

Aliás, o pessoal tinha um altíssimo conhecimento de técnicas agrícolas, então dificilmente eles perderiam a mão em algum momento. “Nós também descobrimos que o que eles obtinham de recursos terrestres vinha de solos muito modificados e enriquecidos para cultivar as culturas”, disse Carl Lipo, professor de antropologia na Universidade de Binghamton e um dos autores do estudo.  

Outro detalhe é que, apesar dessa noção toda de agricultura, a principal fonte de alimento da população ainda era de origem marinha. Assim, os motivos do sumiço voltam a intrigar os cientistas. Você tem algum palpite, caro leitor? Vale até dizer que eles foram sequestrados por alienígenas, já que a história toda voltou a ficar no ar.

Será?

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: