Aprenda a recuperar um livro que foi molhado

18/09/2017 às 08:521 min de leitura

Água e livro não é uma combinação que forma um belo casal, e se você já teve as páginas daquele seu livro favorito completamente engruvinhadas, sabe bem do que estamos falando.

Ainda que tenhamos todo o cuidado possível, às vezes acidentes acontecem e o maior pesadelo dos amantes da literatura se torna realidade. Felizmente, parece haver solução para esse tipo de problema, e quem nos ajuda a enxergar a luz no fim do túnel são os especialistas de preservação das bibliotecas da Universidade de Syracuse.

Basicamente, tudo o que você precisa para recuperar um livro que tomou um banho de água é toalha de papel, um ventilador, duas tábuas de madeira, alguns tijolos e um pouco de tempo. Em um vídeo divulgado pela instituição, podemos ver como funciona o processo de recuperação.

Que bom que dá para reparar o estrago!

Primeiro, é preciso pressionar o livro entre toalhas de papel e ir fazendo esse processo de novo, agora com toalhas novas entre as páginas do livro – o ideal é uma toalha a cada 10 páginas, garantindo sempre que a página inteira seja coberta.

Inserindo as toalhas de papel até mais ou menos metade do livro, você pode fechá-lo e ir pressionando as páginas, com a ajuda das suas mãos e do seu peso corporal. Vá repetindo esse processo até que as páginas comecem a ficar secas. Depois, com o livro em pé, vá abrindo as páginas e, separadas, deixe-as em frente a um ventilador ligado até que elas sequem – isso pode levar bastante tempo.

Com as páginas já secas, feche o livro e o coloque entre duas tábuas de madeira. Depois, coloque alguns tijolos sobre as tábuas, para pressionar o livro com peso, e o deixe lá entre 24 e 48 horas. Se você não tem tempo de fazer todo esse processo imediatamente, guarde o livro molhado em um saco plástico fechado e o deixe no freezer até que possa fazer o reparo.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: