Como o funcionamento do relógio biológico pode provocar ganho de peso

09/10/2017 às 05:392 min de leitura

Um novo estudo revela que o funcionamento do relógio biológico pode ser o culpado pelo aumento de peso de algumas pessoas. Obviamente, cada indivíduo tem uma forma diferente em relação tanto ao relógio biológico quanto ao acúmulo de gordura, mas é bacana saber como essas duas coisas funcionam para entendermos melhor nosso peso corporal.

Essa pesquisa, realizada pelo Brigham and Women’s Hospital, de Massachusetts, nos EUA, nos mostra como podemos engordar com base no horário em que jantamos e dormimos.

Ao todo, foram estudados 110 adultos com idades entre 18 e 22 anos, que tiveram informações medidas em relação ao sono e ao comportamento de seus ciclos circadianos.

Essas pessoas registraram, em um aplicativo, todos os alimentos que consumiram ao longo de sete dias. Em exames laboratoriais, os pesquisadores analisaram a composição corporal dos participantes e a liberação de melatonina, que é o hormônio que dá início ao sono, em cada pessoa.

E aí?

Ursinho pooh

Os resultados revelaram que é bom esperar algumas horas após a última refeição do dia antes de ir para a cama, pois assim conseguimos digerir melhor os alimentos. Os voluntários com mais peso eram justamente aqueles que tendem a comer pouco tempo antes de ir dormir, quando os índices de melatonina já estão elevados.

Pessoas mais magras, por outro lado, tendem a não comer muito à noite, especialmente pouco tempo antes de dormir.

“Descobrimos que a hora da ingestão de alimentos em relação ao início da liberação da melatonina, um marcador da noite biológica de uma pessoa, está associada à maior porcentagem de gordura corporal e IMC, e não com a hora do dia, com a quantidade ou composição da ingestão alimentar”, explicou o autor do estudo, Andrew McHill, ao The Independent.

Ele disse também que essas conclusões nos mostram que o horário em que temos ingestão calórica em relação ao funcionamento do relógio biológico pode ser um fator realmente importante em termos de saúde e de ganho de peso. Se essa é uma questão que preocupa você, não custa nada tentar fazer sua última refeição de cada dia algumas horas antes de ir dormir, não é?

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: