Por que roupas pretas nos deixam com calor no verão?

17/11/2017 às 05:312 min de leitura

A maioria de nós já sentiu arrependimento por ter saído de casa usando roupas pretas em algum dia de calor e com o Sol marcando presença. Isso tem a ver com o fato de que objetos pretos ou de cores muito escuras são absorventes – os claros são refletores.

Na hora de saber o que é absorvido e refletido, temos uma resposta que pode surpreender você: não é calor, não, mas sim a luz. O calor começa a fazer parte dessa equação só mais tarde.

Voltando às aulas de Física, chegamos à ideia de que a cor que a gente vê em um objeto tem relação com os comprimentos de onda da luz  refletida nesse objeto, certo?

Essa reflexão de luz depende também das propriedades atômicas e moleculares de cada coisa, assim como dos ângulos pelos quais a luz chega até esse objeto e também do ângulo em que uma pessoa observa, só para citar alguns fatores que importam.

Enxergamos a cor de uma melancia porque a luz branca, que tem todos os comprimentos de onda visíveis e misturados, chega até a melancia e reflete os comprimentos de onda verdes mais do que as outras cores, então o verde se torna a cor proeminente.

Tá, mas e o calor?

camiseta branca

Objetos pretos, como aquela camiseta que você resolveu usar, têm a cor preta porque absorve todos os comprimentos de onda em luz branca, mas não reflete nenhum deles.

Aí, ao longo do dia, você anda, corre para não perder o busão, sai para almoçar, e a camiseta acaba absorvendo toda a luz que vem do Sol. Como essa luz não desaparece simplesmente, ela vai se convertendo em outras formas de energia – entra aí o calor, que passa a ser emitido em seguida. Portanto, quanto mais escura for uma roupa, mais calor ela vai emitir, e isso acontece porque ela é uma bela absorvente de luz.

A camiseta branca, por outro lado, que é a melhor opção para um dia quente, reflete todos os diferentes comprimentos de onda e absorve pouca ou nenhuma luz, facilitando a vida de quem está andando em um dia ensolarado. É por isso que, durante o verão, o melhor para você e para a sua saúde é, além de beber água e passar filtro solar, usar roupas claras e leves. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: